Bispo volta aos lançamentos a solo

O novo single do rapper de Algueirão-Mem Martins sucede a “Casa Portuguesa”, tema que estreou por ocasião da sua participação no Festival da Canção.

Não será propriamente justo falar de um regresso de Bispo quando ele, na verdade, tem estado bem presente ao longo deste tempo. Este ano já deixou a sua marca num dos grandes temas de 2024 – e “Bênção”, faixa que o juntou a Van Zee e Mizzy Miles, permite-nos esse rasgo de futurologia -, e durante o ano passado não nos faltaram canções emblemáticas suas para ter em constante rotação.

De “Pontos Finais” a “Brutos Diamantes” (a convite de SYRO), cruzando-se ainda com Bárbara Tinoco em “Planeta” e com Ivandro em “Placas” e “Barco”, já o ímpeto criativo do rapper de Algueirão-Mem Martins vinha num crescendo. Agora em “Full Energy”, com o vigor de quem nunca se dá por satisfeito, garante-nos: “Vou voltar a activar isto.”

E, aqui, a energia é outra. Com o combustível certo a desencadear a ignição dos versos, Bispo marca um regresso à sua base pura e dura. Regresso simbólico esse — ilustrado pela película que tanto revela consolas de outros tempos como o selo “Mentalidade Free”, presente já há mais de uma década — reforçado pela participação de Fumaxa, ele que assina a produção de “Full Energy” e segue no lugar do co-piloto do carro atestado pelas rimas do parceiro com quem editou Fora D ’Horas em 2017.

Full Energy” surge, assim, no rescaldo da participação de Bispo no Festival da Canção de há um par de meses, em que o rapper e compositor concorreu com o tema “Casa Portuguesa” — canção que o levou à semifinal numa actuação de entrega ímpar e décor a rigor.

Partilha