Bernardo Santareno em dose dupla no Teatro Nacional São João

Bernardo Santareno x2 é o encontro de dois espetáculos deste dramaturgo estreados nos palcos do Teatro Nacional São João em temporadas anteriores. Com o mesmo elenco de atores e no interior do mesmo dispositivo cenográfico, o encenador João Cardoso promove o encontro e o diálogo entre A Promessa (1957) e O Pecado de João Agonia (1961). Uma sessão dupla dedicada aquele que é considerado o maior dramaturgo português do século XX.

A Promessa e O Pecado de João Agonia inscrevem-se num conjunto de peças onde Bernardo Santareno (1920-1980), pseudónimo de António Martinho do Rosário, afirmou uma estratégia de oposição a um sistema opressivo, problematizando aspetos de natureza religiosa (a culpa, o sacrifício) e sexual (a homossexualidade).

 

A Promessa retrata a tensão no seio de um jovem casal que vive o drama de ser prisioneiro de uma promessa, da qual não se consegue libertar: Maria do Mar e José fizeram um voto de castidade com o intuito de salvar o pai deste de uma tempestade. Escrita em 1957, e estreada em novembro desse ano pelo Teatro Experimental do Porto de António Pedro, a peça acabou por ser proibida por pressões da Igreja Católica decorrentes das críticas ao “ambiente de religiosidade erótica” que se fizeram ouvir.

 

Também censurada em 1961 pelo Estado Novo, O Pecado de João Agonia faz hoje parte das leituras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para os alunos do ensino secundário. A peça aborda o tema da homossexualidade e denuncia a repressão exercida sobre os homossexuais no Portugal de Salazar, enquanto traça um retrato do país nos anos sessenta do século passado.

 

Resultado de uma coprodução do TNSJ e da companhia ASSéDIO, Bernardo Santareno x2 conta com interpretação de Ângela Marques, Benedita Pereira, Daniel Silva, Inês Afonso Cardoso, João Cardoso, João Castro, Maria Inês Peixoto, Pedro Galiza, Pedro Quiroga, Rúben Pérola e Susana Madeira. Esta dose dupla tem a duração aproximada de 3 horas, com 45 minutos de intervalo entre os espetáculos.

Bernardo Santareno x2 sobe ao palco do Teatro São João entre os dias 19 e 22 de outubro. As sessões de quinta-feira, sexta-feira e sábado são às 19h00, e a sessão de domingo é às 16h00. No dia 22 de outubro, há uma conversa pós-espetáculo mediada por Mónica Guerreiro.

 

📸 João Tuna

Partilha