Bela Noia anuncia as primeiras datas da tour de 2024

A Bela Noia de Pedro Vieira, a mais recente banda de Viseu à qual se juntam Gonçalo Alegre, Leonardo Outeiro e Miguel Rodrigues, apresenta o disco de estreia “Os miúdos estão bem” com uma série de concertos pelo país.

 

Os “miúdos” saem à rua em janeiro de 2024 e vão até Torres Vedras (Bang Venue) logo no dia 6 para o primeiro concerto do ano. Ainda nesse mês passam pelos Maus Hábitos, dia 26 no Porto e dia 27 em Vila Real.

Dia 10 de fevereiro, o vocalista e guitarrista Pedro Vieira vai até à capital, num concerto íntimo a solo numa livraria local (Honey Sessions), onde apresenta os “miúdos” no seu estado mais cru. A viagem segue e avançamos até Famalicão (22 de Março na Casa do Artista Amador) e novamente Lisboa (10 de Maio no BOTA Anjos). Dia 28 de junho a Bela Noia volta a casa num concerto especial no Teatro Viriato em Viseu, acompanhados de amigos e convidados.

 

O disco “Os miúdos estão bem” é o culminar de um pensamento já muito cansado de Pedro Vieira. O artista viseense cria a Bela Noia como forma de se exprimir e de se cantar acabando por passar para estes “miúdos” as suas memórias e opiniões.

 

Curiosamente, a Bela Noia apenas se tornou numa banda depois do disco estar pronto. O processo de criação começa pela necessidade e, a partir daí, surgem as canções de Pedro que acaba por se juntar a Gonçalo Alegre na produção e gravação dos temas. “Os miúdos estão bem” foi produzido e gravado no espaço de um mês e juntou Miguel Rodrigues ao grupo que, ao gravar as baterias e percussões do grupo, se apercebe que a união era o caminho mais prazeroso a seguir. Ainda sem nome nesta fase de gravações, a “quase banda” pediu emprestada as vozes de amigos para cantarem as suas dores e, numa maravilhosa resolução do universo, a voz maravilhosa da cantora Teresa Melo Campos das Sopa de Pedra protagoniza e lidera os coros dos temas! Para terminar, as canções ficaram nas mãos de Nuxo Espinheira na mistura e masterização do disco. Leonardo Outeiro entra para interpretar os temas na guitarra, mas acaba por ficar e contribuir para o processo criativo!

 

“Os miúdos estão bem” é um álbum melancólico que chora as dores de crescer e todas as dúvidas que daí surgem! Procura uma resposta às coisas que nem sempre têm resposta e reflete sobre o tempo e sobre o amor! As músicas complementam-se pela ordem em que se encontram e surpreendem pela sonoridade e pelo discurso inovador que apresentam em termos estruturais. Apesar de tudo, as influências de Pedro Vieira não são óbvias e escondem-se por detrás de cada música, encontrando algo de folk ou de rock, alguns ruídos e melodias agradáveis e orelhudas, palavras simples e refrões que permanecem na cabeça. Apesar de todo o seu caráter taciturno, o disco embala-nos nas suas dores com uma atitude estranhamente positiva.

 

📸 Maria Ribeiro

 

Partilha