Basilar Festival está de regresso em setembro

O Basilar Festival está de regresso para a sua 3ª edição, de 5 a 8 de setembro, na Barragem da Queimadela, em Fafe, com quatro dias de música eletrónica, sendo o último prolongado por mais de 24 horas.

 Depois de uma 2ª edição de elevada exigência que acolheu 70% de público estrangeiro – proveniente da Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Oceânia – o Basilar apresenta-se com energia renovada e com uma arrojada programação de artistas nacionais e internacionais da cena techno.

O Basilar Festival surge como um evento singular, intimista e com uma curadoria exigente, propondo uma experiência única ao seu público. A paisagem e o cenário criteriosamente escolhidos são essenciais para compor a atmosfera idílica para o qual remete.

O alemão Ben Klock, figura incontornável da cena techno mundial; DVS1, o americano que se apresentará com uma prestação alongada; Trolley Route, projeto de Oscar Mulero que teve uma atuação memorável na edição passada; ou Scion Versions, duo formado por Substance & Vainqueur umbilicalmente ligados ao dub techno de Basic Channel; sãs os artistas em destaque que atuam em setembro na Barragem da Queimadela.

A estes juntam-se ainda o japonês Haruka, com o seu techno mental e hipnótico; o homem do leme da Token, KR!Z; o renascer do projecto de Deetron presents Soulmate; e alguns dos nomes que passaram pela segunda edição do Basilar e que ajudam a definir a linha musical do Festival, como Deniro, Fadi Mohem, Tasha ou Stojche.

Em formato live act o Basilar Festival conta com atuações dos italianos Fireground; o Belga e residente da Fuse, Phara; e os projectos nacionais de A Thousand Details e Salbany.

Juntam-se também Anika Kunst, agitadora da cena catalã; Afra, holandesa aficionada por vinil, numa estreia absoluta entre nós; e Laia, nome recente a ter em conta na cena espanhola. A cerimónia de abertura ficará a cargo da Italiana Pareal.

O cartaz inclui ainda uma série de artistas nacionais, a começar por Vil e Temudo, cofundadores da Hayes Collective; Backbone, cofundador do Vinculum; Terzi, Francisca Urbano e ainda o espanhol Montero e Tauer, mentores do festival.

Partilha