As músicas de Zeca e José Mário Branco juntam-se a poemas de intervenção no CANTO

CANTO, criado no início de Março pelo Gig Club para promover a cultura portuguesa a quem visita o nosso país, alia a música à poesia, com um alinhamento especial preparado para o dia 25 de abril.

 

“Dez músicas e dez poemas que representam alguns dos melhores trabalhos da cultura portuguesa” foi o mote de lançamento do CANTO, quando surgiu a ideia, no final de 2022. Com sessões regulares desde Março deste ano, em palco encontram-se alguns dos melhores músicos portugueses da atualidade e as obras essenciais quer da música, quer da poesia portuguesa. Nas sessões de terça a quinta-feira, podem ouvir-se as canções de Zeca Afonso e de José Mário Branco, mas também dos Clã, dos Ornatos Violeta e de Samuel Úria, por exemplo. Na declamação, ouvem-se os poemas de Fernando Pessoa, José Saramago, Adília Lopes, Mário Cesariny, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, entre outros autores.

 

Na terça-feira, 25 de abril, as músicas e os poemas de intervenção ganham um novo fôlego. Tal como diz João Afonso, co-fundador do Gig Club e criador do CANTO: “Muitas das músicas e poemas que apresentamos todas as semanas em palco, a quem visita o nosso país, já estão, de alguma forma, ligados ao 25 de Abril porque retratam a nossa história e a nossa voz enquanto povo. Quisemos reforçar essa exaltação com um alinhamento especial preparado para a sessão da próxima terça-feira. A importância da música e da palavra, como resistência durante a ditadura e como senhas da própria revolução, é tão inegável como a liberdade de expressão que esta trouxe e que permitiu que sejamos hoje um país rico culturalmente.” 

 

Pelo palco do Auditório CCOP passarão os músicos Bruno Oliveira, Catarina Valadas, Eduardo C. Dias, Filipe Louro, Jorge Loura, Laura Felício, Manuel Linhares, Miguel Meirinhos, Pedro Santos, Romain Valentino, Telmo Sousa e Teresa Queirós, de projetos conhecidos do público português como: Clã, Miguel Araújo, Azeitonas, Mario Lucio, 47 de Fevereiro, Marta Ren, Valter Lobo, :PAPERCUTZ, André Júlio Turquesa, Rui Massena, Luca Argel, Taxi, entre outros.

 

Photo: Andre Henriques

 

Partilha