Ao fim de 25 anos as Noites Ritual desapareceram?

Estamos da 13 de Setembro… Ao longo dos últimos 25 anos por esta altura já eram conhecidos os artistas que iriam passar pelas Noites Ritual, festival que ‘encerrava’ o Verão e que se realiza (ou realizava) desde 1992 nos Jardins do Palácio de Cristal (ou pavilhão Rosa Mota se preferirem).

Em 2017, o festival, um dos mais antigos do país, celebrava 25 anos com dois dias e dois palcos recheados de concertos, como sempre de música Portuguesa, e com uma homenagem em palco a esses 25 anos pela mão de Rita Redshoes.

Em 2018, e a pouco mais de 2 semanas do final do mês de Setembro, não existe nenhuma informação sobre o festival, quer na página da Câmara Municipal do Porto, ou por parte da Porto Lazer, entidade responsável pela realização do evento.
As Noites Ritual juntamente com o D’Bandada (extinto em 2017) faziam parte da vida cultural da cidade do Porto, que no mês de Setembro com estes 2 grandes eventos celebrava a música Portuguesa, e no caso do D’Bandada trazia à cidade um novo São João.
Em 2017, fruto de outras prioridades, o D’Bandada (que tinha o apoio da NOS) é extinto sem grande justificação por parte da autarquia.
Em 2018 e a julgar pela falta de informação por parte das entidades organizadoras, as Noites Ritual seguem o mesmo caminho que seguiu o D’Bandada no ano anterior, a extinção.
A cultura da cidade do Porto empobrece com o fim destes 2 grandes eventos culturais da cidade, sem grandes justificações por parte de quem dirige os destinos da segunda maior cidade do país.

Este fim de semana acontece a primeira edição do Festival de Circo do Porto, com entrada livre, é sempre bom que surjam eventos novos com o objectivo de abranger um público mais amplo e diversificado, mas que não deve ser feito com o encerrar de um ciclo de eventos já enraizados na vivência da cidade.
Não querendo entrar em polémicas, assiste-se ao abandono cultural da cidade de uma forma lenta e calculista.

 

texto: Paulo Homem de Melo
photo: Paulo Homem de Melo / Arquivo Glam Magazine (Noites Ritual 2016)

Partilha