Amanda Gonsales une música, teatro e dança no espetáculo Sacro em Portugal

Amanda Gonsales anuncia digressão em Portugal do espetáculo Sacro, que marca sua estreia como cantora e artista da cena.

Os concertos serão realizados em Évora (dias 26, 27 e 28 de maio), Coimbra (04 e 15 de junho), Lisboa (10 e 18 de junho) e Porto (25 de junho).

 

A performance entrecruza as linguagens da música, teatro e dança e é o resultado da pesquisa “Do Escrutínio à Inquisição: um percurso criativo autoetnográfico”, a qual teve início durante o período que a artista viveu em Évora, em 2013. “Foi ali, onde tudo começou”.

 

O repertório da apresentação será de canções do EP, que foi lançado em 2019, mas teve a digressão suspensa devido à pandemia. No concerto, Amanda, que é brasileira, vai apresentar um som que transita por diferentes universos: “trata-se de uma nova sonoridade que explora melodia com letra em português, mas sem a forma tradicional de canção, elementos da música contemporânea, como os caminhos harmônicos e a utilização dos instrumentos, aspectos da música folclórica europeia, principalmente nórdica e ibérica, e referências da música sacra”, explica.

Numa clara crítica ao período da inquisição, o espetáculo conta com Amanda sozinha no palco e com a direção de Naomi Silman, preparação vocal de Francesca Della Monica, preparação corporal de Yael Karavan, dramaturgia por Verônica Fabrini e figurino de Isabel Graciano.

 

Nesta apresentação busco despertar e aguçar outros sentidos, que ampliem o escopo, que provoquem, que impulsionem, que movimentem. Entrelaçando voz e movimento, tenho a canção, a palavra como ponto de partida. Uma provocação. É isso que vim performar”, comenta Amanda.

 

Évora

26/05 – Festival Artes à Rua / Espaço Celeiros

27/05 – Festival Artes à Rua / Praça do Giraldo

28/05 – Festival Artes à Rua / Adro da Sé

 

Coimbra

04/06 – Salão da Frida / Rua de Montarroio 67

15/06 – Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis / Escadaria do colégio de São Jerónimo na Universidade de Coimbra

 

Lisboa

10/06 – Sarau Delas / Tropismo – R. Correia Teles, 107A

18/06 – PENHA SCO / galeria de arte / R. Neves Ferreira, 10B

 

Porto

25/06 – Casa d´Artes do Bonfim / R. do Dr. Carlos Passos 59-27

Partilha