“Ainda Temos o Amanhã” abre Festa do Cinema Italiano 2024

O filme “Ainda Temos o Amanhã (C’è ancora domani)” realizado por Paola Cortellesi é o filme de abertura da 17.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que começa no dia 12 de abril, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, em antestreia nacional. 

O filme, não só se destaca por ter sido um enorme sucesso de bilheteira em 2023 em Itália, chegando mesmo a superar o blockbuster “Barbie“, mas também por ser uma obra íntima e poderosa, que aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade. A italiana Paola Cortellesi (Roma, 1973), que ganhou notoriedade pelo seu trabalho como atriz, comediante e apresentadora de televisão, lança-se assim na realização com este filme surpreendente, original e transcendente, que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano, por ser o 9.º filme mais visto de sempre.

Esta é a história de Delia (interpretada pela própria Cortellesi) esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada – esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, a realizadora presta um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Tendo tido a sua estreia absoluta na 18ª edição do Festival de Cinema de Roma, onde recebeu dois prémios, incluindo o Prémio Especial do Júri, “Ainda Temos o Amanhã (C’è ancora domani)” foi desde então apresentado em inúmeros festivais e várias vezes premiado (Filme do Ano no Nastri d’Argento 2024, Prémio Melhor Filme no Göteborg Film Festival, entre outros). Por cá, o filme, cujos direitos para o remake norte-americano foram adquiridos por Lady Gaga, estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 9 de maio.

A Festa do Cinema Italiano regressa a Lisboa de 12 a 21 de abril no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e, pela primeira vez, no Cine-Teatro Turim

Partilha