ABOUT URBAN / SOBREURBANO de Joana Lucas

Partindo do princípio que o habitat urbano é um aglomerado orgânico de sobreposição temporal da acção humana, estas não são imagens vazias de sujeito. A cidade é formada por indivíduos socialmente heterogéneos que mantêm um padrão de convivência. Reúne  diversos fluxos e actividades humanas e é um registo de acções  colectivas e de actos solitários. Estes restos podem ser lidos como documentos científicos mas também como narrativas, histórias de presença, coexistência e intimidade.

O artificial é mais próprio do homem que a natureza, e estes não têm de ser dois conceitos em conflito. A acção humana está presente no ambiente urbano em extraordinárias manifestações de beleza, tanto em macro escala, no que são as criações arquitectónicas, como em pequenos pormenores, que podem ser acções deliberadas ou subtis marcas de passagem. A tendência ortogonal da construção humana cria ligações fáceis com o universo das imagens abstractas. Linhas e planos formam padrões que nos são atractivos, estimulantes ou relaxantes. Materiais reflectivos criam espaços virtuais impossíveis ouverosímeis.

Este conjunto de imagens mostra uma perspectiva da realidade que enfatiza o fascínio pelo enigmático do quotidiano. Trata-se de trazer ao desfrute estético momentos visuais artificiais e quase abstractos, promovendo a atenção ao pormenor e o deleite do jogo abstraccionista estético na percepção do urbano.

 

Joana Lucas

 

Inauguração: 19 ABRIL, 19H00 – 22H00

Duração: 19.04.2018 – 08.06.2018

Local: Acervo – Arte Contemporânea (Lisboa)

Partilha