A condição humana pelos Modern Stars em “Artificial Wombs”

Chamam-se Modern Stars e são uma banda de rock que chega de Itália constituídas por 3 elementos, Andrea Merolle, Barbara Margani e Andrea Sperduti.

 

Esta sexta feira, 24 de Setembro, lançam um novo videoclipe para o seu mais recente single “Artificial Wombs”, tema incluído no próximo álbum da banda, intitulado  “Psychindustrial” e com edição agendada para 26 de novembro de 2021 em vinil e em todas as plataformas digitais via Miacameretta Records.

 

“Artificial Wombs” surge como uma homenagem a todas as mulheres que se libertaram da condição de escravidão nesta nossa sociedade atual.

É a própria banda que deixa um relato da inspiração mas sobretudo da homenagem e da mensagem que a faixa sinaliza.

“Estima-se que 71% das vítimas da escravidão moderna, quase 30 milhões, são meninas e mulheres. A tendência é sempre pensar que esse é um problema que afeta apenas aqueles que nós, ocidentais, consideramos países em desenvolvimento. Achamos que é um situação que acontece longe de nós e continuamos a afirmar que “aqui é diferente”.

Em muitos países europeus, no entanto, as são mulheres vítimas de escravidão, grávidas ou com filhos, são sistematicamente ignoradas pelas autoridades. Frequentemente, encontramos meninas que sofrem abusos mas por norma são mais culpadas do que acreditadas, e as mulheres vítimas de tráfico de pessoas muitas vezes têm que esperar décadas para ver anuladas as acusações de crime de prostituição pelos quais são sistematicamente e injustamente acusados.

Os últimos dois anos de COVID-19 não fizeram nada além de piorar uma situação já gravemente comprometida. O vídeo “Artificial Wombs” é uma homenagem aos esforços dessas mulheres para se libertarem da condição de escravidão.

A cultura, significa muitas vezes emancipação, liberdade de expressão; conceitos negados a um grande número de mulheres e tidos como certos por todos os outros.”

 

Photo: Andrea Sperduti

Partilha