A besta que encarna a liberdade… Estelita Mendonça “After Measuring The Movement”

É num espaço amplo, despojado, com a ressonância vintage de uma antiga garagem automóvel, na Rua Latino Coelho, que se desenrola o calendário de desfiles do 52º Portugal Fashion Imagine de 15 a 18 de março.

 

O trabalho de Estelita Mendonça está sempre a evoluir a partir de coleções anteriores. O conceito da marca, o nomadismo e as suas ramificações culturais, sociais, políticas e visuais, são o ponto de partida para diferentes pontos de vista, que começa com a ideia de movimento medido que se aproxima do universo do vestuário desportivo, utilizando as suas características e detalhes em peças mais artísticas e clássicas!

A ideia do kitesurf está presente na construção gráfica da maioria das peças e esta ideia de liberdade, emprestada dos papagaios, o dragão, a besta que encarna a liberdade limpando os outros pelo uso do fogo, traduz-se visualmente numa coleção contemporânea sem género

“Após a pandemia, começámos a interrogar-nos sobre a ideia de movimento e como é que isto poderia ser contado. O conceito de transformação, de mudança dentro do movimento. A forma como as pessoas, as nações e os conceitos se movem e se transformam durante o tempo. Tentámos interpretar esta ideia usando camadas de diferentes materiais e cores, expondo costuras e acabamentos quase como se algumas peças ainda estivessem em transformação. Pontos de contraste e texturas na mesma peça e o uso de transparência e opacidade foram também utilizados para desenvolver esta ideia.

Em peças como a T-shirt Ampere, é possível ver o bordado em ziguezague ligando vários pontos como se fosse uma trajetória entre eles. Emborrachámos as costuras à mão para criar um aspeto molhado. Em termos de cor, trabalhámos com cores de terra realçadas com pops de cor. Há uma sensação de roupa desportiva na coleção que também nos dá pistas de movimento”.

 

Fotografias: Paulo Homem de Melo

Reportagem: TL

Partilha