Ruínas do Carmo acolhem Lisbon Legends com música original de Noiserv

Até 20 de julho, as ruínas da Igreja do Convento do Carmo, em Lisboa, vão continuar a ser palco de uma das mais recentes experiências de formato imersivo criadas pelo atelier português OCUBO. O espetáculo multimédia Lisbon Legends é um convite às famílias e uma oportunidade única para descobrir os mitos, histórias e lendas associadas às sete colinas de Lisboa.

 

Durante 40 minutos, o icónico monumento da cidade é transformado numa autêntica “caixa de memórias” a céu aberto, onde se combinam projeções 360º e múltiplos efeitos visuais. O evento decorre de segunda a sábado, às 21h30.

 

Para a criação de Lisbon Legends, o OCUBO contou com a colaboração das atrizes Maria Botelho Moniz e Marina Albuquerque, e dos atores Ricardo Carriço, Joaquim Horta, Pedro Laginha, Pedro Lamares, Diogo Mesquita, Carlos Vieira de Almeida e André Gago. Cada um dos intérpretes deu corpo e voz a uma figura histórica da cidade de Lisboa, como D. Maria II, Marquês de Pombal, Severa, Almada Negreiros, Luís de Camões ou Fernando Pessoa. Destaque também para a banda sonora do espetáculo, composta por nove temas originais de Noiserv, projeto a solo de David Santos e autor de discos como One Hundred Miles from Thoughtlessness (2008), Almost Visible Orchestra (2013) ou Uma Palavra Começada Por N, editado em setembro de 2020.

 

Lisbon Legends narra várias histórias relacionadas com cada uma das sete colinas. A lenda do cavaleiro Martim Moniz que morreu entalado entre as portas do Castelo de São Jorge ou a da milagrosa cadeira de São Gens, situada na Capela da Nossa Senhora do Monte, que era muito procurada por mulheres grávidas para uma gestação tranquila, são apenas alguns exemplos. Há ainda Alexander Search, um dos heterónimos criados pelo poeta e escritor Fernando Pessoa, que é apresentado na forma animada de um corvo e que, ao longo da história, será a voz da sabedoria e do espetáculo na versão inglesa.

Partilha