Peter Broderick leva o seu piano contemporâneo ao gnration

Nascido em 1987, o multi-instrumentalista, compositor e cantor norte-americano Peter Broderick é dono de uma carreira de referência na música contemporânea. Enquanto jovem, teve uma presença ativa na cena indie da sua terra-natal, Carlton, Oregon.

Em 2007, Broderick atravessou o oceano e mudou-se para a Dinamarca, onde iniciou uma longa e estreita colaboração com os Efterklang, integrando as digressões ao vivo do grupo nos cinco anos seguintes. Nesse período gravou vários discos a solo. Da abordagem neoclássica do piano em ‘Docile’ ou ‘Float’ à composição folk de ‘Home’, Broderick experimentou diferentes géneros. A somar, via-se convidado para escrever peças sonoras para cinema e dança contemporânea. A mudança de residência para Berlim permite a Broderick conhecer e colaborar com artistas similares como o pianista alemão Nils Frahm, dando origem ao projeto Oliveray, e o compositor inglês Greg Haines, com quem forma o duo Greg Gives Peter Space.

Com obras discográficas como “How They Are”, “These Walls of Mine” ou “Colours Of The Night”, Broderick conquistou a atenção de tudo e de todos, tornando-se num dos mais respeitados nomes da música contemporânea dos dias de hoje. Em 2016, com “Partners”, decide prestar uma homenagem à obra de John Cage, um dos mais importantes e celebrados compositores do século XX. Com selo pela Erased Tapes, casa de importante referência e teto para muitos dos trabalhos de Broderick, “Partners” debruça-se sobre ‘In a Landscape’, peça de Cage que o confesso admirador utiliza como catalisador para o este trabalho e para uma reaproximação ao piano.

Na reta final de 2017, Peter Broderick lançou “All Together Again”, uma coleção de trabalhos resultantes de diferentes encomendas e que, simultaneamente, fazem o balanço de uma década. Neste disco, encontram-se peças para filmes, passagens de modelos, casamentos e ainda uma canção escrita a pedido de um amigo como prenda para a sua esposa no primeiro aniversário de casamento. Broderick descreve o disco como “um corpo coeso” de peças delicadas, íntimas, indicadoras de diferentes estados de espírito que, com ou sem voz, marcam a distinta e infinita classe do compositor.

Paterns” e “All Together Again” são os 2 discos que o músico apresentará, tranquilamente sentado ao piano, na noite de 25 de maio, no gnration, essa mesma tranquilidade que o jornal britânico The Guardian outrora descreveu como “soberba”.

Peter Broderick junta-se à já anunciada Julie Byrne (16 de junho) no programa de música para o trimestre de Abril-Junho do gnration.

Partilha