Primavera Sound Porto com quase 80% do público estreante

No arranque do Primavera Sound Porto 2023, quase 80% dos visitantes do primeiro dia faziam a sua estreia no festival, num dia que levou muito público jovem ao Parque da Cidade – a média de idades situou-se pouco acima dos 27 anos.

Os dados foram apurados no âmbito do estudo de públicos e de impacto económico que volta a ser realizado pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) no festival que, este ano, celebra a sua décima edição com um dia extra no cartaz.

 

O Primavera Sound Porto revela uma vez mais, a capacidade de, a cada ano, atrair novos públicos – 76% dos 385 inquiridos neste primeiro dia estavam a participar no festival pela primeira vez -, sobretudo as faixas etárias mais jovens. Neste primeiro dia, 39% eram estudantes ou trabalhadores-estudantes, sendo que a média de idades fixou-se nos 27,7 anos.

Segundo os dados recolhidos pela equipa investigadores do ISAG-EBS, que estiveram no terreno a aplicar os inquéritos por questionário, 87% já tinham participado anteriormente num festival, 46% planeavam, neste ano, estar presentes em entre dois a quatro festivais e 25% em um. E 43% afirmaram já ter viajado para fora do seu país para marcar presença num evento deste género.

 

Com o rapper norte-americano Kendrick Lamar como estrela maior do primeiro de quatro dias de programa, o cartaz e o cabeça de cartaz foram apontados como os principais motivos de participação dos festivaleiros: numa escala de importância medida de 1 a 5, foram avaliados em 4,4 e 4,3 respetivamente.

No que se refere ao perfil sociodemográfico do público inquirido neste primeiro dia, 31% tinha nacionalidade estrangeira, 51% pertencia ao género masculino, 73% era solteiro e 67% completou pelo menos uma licenciatura.

 

O ISAG-EBS realiza desde 2011 – e em parceria com o CICET-FCVC desde 2021 -, trabalhos de investigação aplicada em festivais e outros grandes eventos, que têm como objetivo analisar o público, o comportamento e a satisfação do consumidor, assim como avaliar as marcas patrocinadoras e o impacto económico do evento para a cidade. A parceria com o Primavera Sound Porto já é longa, tendo iniciado na segunda edição do festival.

 

Amostra: 385 inquiridos (7 de junho), com um intervalo de confiança de 95% e um erro amostral de 5%, pelo que as amostras recolhidas são representativas da população em estudo

 

📸 Paulo Homem de Melo

Partilha