O 44º Festival Internacional de Música de Espinho terminou este sábado com um grande concerto de encerramento com Mário Laginha e a Orquestra Clássica de Espinho, levando a música orquestral até à Praça Dr. José Salvador, junto à Câmara Municipal de Espinho, numa noite memorável e com muito público.
Ao longo de um mês – de 22 de Junho a 21 de Julho – o FIME voltou a afirmar-se como um dos mais destacados festivais de música do género no país, com vários concertos com lotação esgotada, cruzamento de diferentes públicos e envolvência da música com a própria cidade. Por Espinho passaram artistas como o violinista Dmitry Sinkovsky, o pianista Lars Vogt, as lendas do jazz Michel Portal – com o fantástico Quinteto de Émile Parisien – e Hermeto Pascoal e formações orquestrais como Il Pomo D’Oro, Real Filharmonía de Galicia ou a Orquestra de Jazz de Espinho.
Numa programação que contou com 11 concertos de música erudita e jazz, distribuídos por 5 palcos da cidade – Auditório de Espinho – Academia, Igreja Matriz de Espinho, Praça Exterior da Piscina Solário Atlântico, Capela de Nossa Senhora da Ajuda e Praça Dr. José Salvador (Câmara Municipal) – e com a intervenção de cerca de 200 músicos nacionais e internacionais, destaca-se a presença de mais de cinco mil espectadores.
O Festival Internacional de Música de Espinho regressa em 2019, naquela que será a sua 45ª edição!