2.º dia da ModaLisboa Insight: É cor que vocês querem? É cor que vocês têm!

Na segunda ronda de desfiles da Moda Lisboa Insight, a irreverência, o bom gosto e a explosão de cor marcaram presença na primeira fila. Constança Entrudo fez as ‘honras da casa’ e foi a primeira criadora a apresentar as propostas outono/inverno 2019-2020. Por sua vez, Luís de Carvalho foi o último a dar a conhecer ao público a coleção para a próxima temporada.

 

Constança Entrudo

Com o Jardim 8 de maio como cenário, Constança Entrudo arrancou com o segundo dia de desfiles. A designer têxtil inspirou-se nos tecidos e prints de uma fábrica de bordados da Madeira, que encerrou em 2017. O cinema italiano esteve também na génese das suas peças cheias de cor, diversão e atitude.

João Magalhães

O skateboard uniu-se à moda na estreia a solo de João Magalhães. A esculturas metálicas e a luz das instalações presentes na exposição que o artista Tomás Sacraceno apresentou no Matt, em 2008, foram o ponto de partida para a coleção do criador. O minimalismo ‘andou de mãos dadas’ com a (des)construção das peças num desfile onde o amarelo, o azul e o cinzento assumiram o comando da paleta de cores.

Imauve

No outono/inverno de IMAUVE, as silhuetas querem-se ora retangulares, ora triangulares, ora longuilíneas. Peças em cetim e padrões às bolinhas fizeram o coração dos presentes palpitar de emoção. E porque apostar na sustentabilidade tornou-se numa tendência, Inês de Oliveira, a criadora da marca, criou uma coleção em que 80% dos materiais foram reutilizados de coleções anteriores e de excedentes de produção de fábricas locais.

David Ferreira

David Ferreira fez, uma vez mais, as delícias de quem assistiu a cada detalhe da coleção outono/inverno 2019-2020 feita para mulheres com atitude. As silhuetas fitted e oversized desfilaram na passarela em peças de pêlo, casacos com flores embutidas e materiais de organza.

Carlos Gil

Carlos Gil trocou a Invicta pela capital do país para dar a conhecer as propostas outono/inverno 2019-2020. O criador mostrou a sua paixão pela pintura e pela liberdade artística numa explosão de cor, padrões e formas orgânicas. A mulher de Carlos Gil é uma mulher versátil, descontraída e sem medo de arriscar.

Awaytomars

No outono/inverno 2019-2020 de Awaytomars a sustentabilidade entra em discussão. O consumo e a produção excessiva foram criticados na passarela em peças fluídas com apontamentos em roxo, blazers e criações oversized numa atitude cool e cheia de descontração.

Kolovrat

Com a natureza como guia, Kolovrat aposta em padrões de xadrez e camuflado para a próxima temporada. A lã e o algodão fundiram-se em peças com pormenores perfurados nos tecidos. No que toca aos acessórios, o destaque foi para os chapéus de cowboy, que vão voltar para o radar das tendências para a próxima estação.

 

Luis de Carvalho

Com a plateia repleta de caras conhecidas, como Luis Borges e Ana Sofia Martins, Luís de Carvalho apresentou uma coleção inspirada no artista digital Matthieu Bourel. Os padrões xadrez e o pied-de-poule ‘casaram em perfeita comunhão’ com as lantejoulas, os folhos e a seda. Na paleta de cores, as atenções estiveram voltadas para o roxo, o laranja e o bege.

 

Reportagem: Liliana Pedro

Fotografias: Paulo Homem de Melo

 

Partilha