Tendo como pano de fundo o legado de mais de 25 anos de parceria com alguns dos mais talentosos e influentes “escritores de canções” nacionais, a produtora de espectáculos e management de artistas Vachier & Associados, Lda. concebeu um projecto em torno daquilo que é o bem mais valioso da música popular – a Canção. A possibilidade de, através dos suportes produzidos, contribuirmos para a nossa memória colectiva dá uma dimensão a “Conta-me uma Canção” que se espera convergente com a importância que muitas destas criações ganharam nas nossas vidas.
Para a Série 1 de “Conta-me uma Canção”, a Vachier & Associados convidou David Fonseca + Jorge Palma; Best Youth + LINCE; Joana Espadinha + Mafalda Veiga; Joana Alegre + Sérgio Godinho e Benjamim + Samuel Úria.
A par das histórias das canções escolhidas, das versões cruzadas, e de uma conversa necessariamente íntima entre dois criadores, cada parelha de cantautores produziu ainda uma versão/ releitura de uma canção, que não da sua autoria, resultando daí reinterpretações de Bee Gees, Jorge Palma, Chico Buarque, Bob Dylan ou dos irmãos Torrão.
A exposição deste “Conta-me uma Canção” na contemporaneidade obriga não só à adequação às novas linguagens de comunicação, mas também a uma atenção especial à riqueza que a música nacional tem desenvolvido nas últimas décadas. Daí que os nomes escolhidos para este arranque traduzam não só criadores de gerações distintas, mas também de origens e géneros diferentes. Desse confronto, e claro, das canções, espera-se a riqueza deste “Conta-me uma Canção”.
Feliz coincidência a estreia de “Conta-me uma Canção” ocorrer no dia de aniversário do “escritor de canções” Sérgio Godinho, artista representado pela Vachier & Associados há década e meia, participante no episódio 4 desta série e mestre na arte das canções – Parabéns, Sérgio!