Zeca Baleiro vence o Grammy Latino com Disco que homenageia Autores e Intérpretes Portugueses

Canções d´Além- Mar” era um sonho antigo de Zeca Baleiro. É, precisamente, com um álbum que revisita alguns dos temas mais emblemáticos do reportório português, que o artista brasileiro venceu pela primeira vez um Grammy Latino. “Canções d´Além- Mar” recebeu o Prémio para “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”.

 

Lançado em julho de 2020, em plena pandemia, e exclusivamente nas plataformas digitais, “Canções d´Além-Mar” de Zeca Baleiro celebra autores portugueses como Sérgio Godinho, Fausto, Zeca Afonso, Rui Veloso e Carlos Tê, Jorge Palma, António Variações, Ornatos Violeta, Vitorino, a dupla João Gil e João Monge, Pedro Abrunhosa ou ainda José Cid.

Sobre este disco, Zeca revela “não é uma antologia, mas um recorte afetivo do cancioneiro português feito por um músico brasileiro, uma homenagem sincera e apaixonada”. “Canções d’Além-Mar” conta com 11 canções e a colaboração de músicos brasileiros e portugueses, além da orquestra de cordas St. Petersburg Studio Orchestra.

De Portugal, participaram no álbum Manuel Paulo Felgueiras (piano em “Balada de Outono“), Pedro Jóia (violão em “Razão de Ser (E Valer a Pena)”) e Nathanael Sousa (acordeão em “Menina, Estás à Janela“).

 

Se gravar e homenagear autores portugueses do outro lado do Atlântico já era pioneiro, “Canções d´Além-Mar“, a partir de agora, é um marco histórico na relação entre Portugal e Brasil.

A capa do álbum tem a assinatura do artista plástico Elifas Andreato, responsável pela arte de discos emblemáticos da música brasileira. “Canções d’Além-Mar” é um lançamento da Saravá Discos, com distribuição digital da ONErpm.

Partilha