Yusuf / Cat Stevens celebra 50 anos de “Tea for the Tillerman”

Cinquenta anos depois do lançamento de “Tea for the Tillerman” (1970), o álbum multiplatinado que define uma era e que fez de Yusuf / Cat Stevens numa estrela será reeditado, no dia 18 de setembro, com o título “Tea for the Tillerman2”.

 

Em “Tea for the Tillerman2”, Yusuf reformula as mesmas onze canções para uma nova era, com resultados dramáticos. Meio século e um universo inteiro de experiências desde que foram originalmente gravadas, “T4TT²” resulta numa bela reunião entre o artista e as canções que ajudaram a definir os melodiosos anos 1970. O impacto de “Tillerman” embrenhou-se subtilmente no tecido da cultura popular, enquanto as suas canções ganharam uma vida própria através da sua utilização cada vez mais regular no cinema, na TV e em inúmeras reinterpretações de outros artistas.

 

A capa do álbum “T4TT²” ilustra a mesma cena pitoresca da “Hora do chá” que adornava o álbum original, cinquenta anos depois. Tillerman regressou de uma expedição ao espaço, tendo descoberto um mundo que se tornou decididamente mais sombrio. As duas crianças ainda brincam ao seu lado… mas desta vez ouvem as músicas mais recente em streaming e fazem um FaceTime nos seus telemóveis.

 

O conceito de “Tea for the Tillerman2” resultou de uma conversa entre Yusuf e o seu filho de como se devia celebrar o 50.º aniversário do álbum. Isto deu origem à ideia de se reimaginar e regravar as canções e os resultados falam por si. Paul Samwell-Smith foi contactado e foi logo reservada uma semana no La Fabrique Studio, no sul de França, durante o verão de 2019, próximo de St. Remi, onde Van Gogh pintou algumas das suas obras mais célebres. O estúdio em si carrega uma história muito rica, tendo sido uma fábrica para tingir as prestigiadas jaquetas vermelhas dos famosos hussardos de Napoleão, além de ter acolhido uma das maiores coleções de clássicos do cinema francês e discos de vinil. Providencialmente, toda a experiência foi filmada.

 

A maioria das 11 canções foi escrita por um jovem Cat Stevens de 22 anos, quando se movia pelo Soho, no final dos anos 1960, mas agora estes temas são cantados e tocados depois de uma vida de introspeção, crescimento e em que o músico desenvolveu novas perspetivas sobre a vida. Vistas como algumas das melhores canções da sua época, ou de qualquer outra época, estas canções mantêm, novamente, os seus próprios méritos, enquanto refletem uma nova luz cintilante nas gravações originais, ampliando a sua relevância contínua e colocando-as no vocabulário das grandes composições.

 

“Embora as minhas aventuras na composição nunca se tenham limitado a ‘Tillerman’, as canções desse álbum definiram-me e apontaram o caminho para a viagem misteriosa da minha vida. Desde aquelas sessões nos Morgan Studios, Willesden, em 1970, que ‘Tillerman’ cresceu e desenvolveu a sua própria ‘gravitas’ e influência na história da música e como a banda sonora da vida de tantas pessoas. Como se o destino estivesse à espera de acontecer, parece que chegou o momento de voltar à mensagem de ‘T4TT2’.” Yusuf / Cat Stevens

Partilha