Xutos’ 1000… A homenagem em Almada

No próximo dia 7 de Julho, mil fãs juntam-se em Almada para homenagear os Xutos & Pontapés e a memória de Zé Pedro. Os Xutos’1000, vão executar, em conjunto, o tema “Não sou o único” e deste momento sai um vídeo institucional que servirá para memória futura, a ser divulgado nas principais redes sociais.

Durante um dia inteiro centenas de instrumentistas e cantores vão estar reunidos no Campo de Jogos do Pragal, mesmo à sombra do Cristo-Rei, em Almada, onde vão fazer os únicos ensaios de conjunto e a gravação do vídeo. Neste grupo, incluem-se vários familiares diretos do Zé Pedro, entre eles, irmãs e sobrinhos.

O processo de recrutamento começou no princípio deste ano através dum formulário disponível aqui, com um processo muito simples e que vai continuar até ao dia do acontecimento já que não existe um limite máximo de participantes para além da capacidade do local. Todos os participantes têm o apoio de um grupo de músicos profissionais que está disponível para apoiar no esclarecimento de dúvidas e o qual terá a seu cargo a direcção musical no dia da gravação.

O formato inspira-se numa iniciativa semelhante levada a cabo em Itália em 2015, onde cerca de outros mil músicos fãs dos Foo Fighters conseguiram levar a banda norte-americana a tocar para eles na pequena cidade de Cessena ao gravarem em conjunto o tema “Learn to fly”. No caso português trata-se simplesmente de homenagear aquela que ficará na História do rock português como a banda de maior sucesso de sempre. Ao mesmo tempo todos têm ainda na memória a figura do guitarrista Zé Pedro, que para além de estrela musical era igualmente dono duma personalidade e carácter contagiantes na alegria de viver e no sentido de dever pelo próximo. Calcula-se que o vídeo produzido venha a ter uma audiência de milhões de espectadores, permanecendo ele próprio como documento vivo para a memória futura dos Xutos & Pontapés.

Para além do objectivo principal da iniciativa, querem ainda que todos os participantes disfrutem do convívio onde muitas memórias vão marcar um dia inteiro, tal como sempre aconteceu ao longo de décadas quando se encontram nos concertos da sua banda favorita. A iniciativa é suportada por uma comissão organizadora, todos eles também fãs e voluntários, que asseguram todas as atividades ligadas à logistica do dia e que vão desde a produção audiovisual até à limpeza do recinto, passando ainda pela acreditação dos músicos, segurança, alimentação e cuidados de saúde. Para o efeito contam com o apoio do Almada Atlético Clube,da Câmara Municipal de Almada e da União das Freguesias de Almada Cova da Piedade Pragal Cacilhas.

Partilha