Depois das confirmações de Popcaan, Matuê, Profjam, Bárbara Bandeira, Mishlawi e Children of Zeus, o Sumol Summer Fest confirma Wiz Khalifa, Aya Nakamura, Iann Dior e Mizzy Miles & Friends.
Wiz Khalifa é um dos grandes nomes do hip-hop à escala planetária. Cameron Thomaz nasceu no Estado norte-americano Dakota do Norte em 1987. Depois do divórcio dos pais, viveu numa série de lugares diferentes, acumulando experiências e absorvendo culturas desde muito jovem. Por influência paterna, a música surgiu desde muito cedo. Com apenas 12 anos já ensaiava as primeiras gravações. Um pouco depois estabeleceu-se em Pittsburgh e não demorou até começar a dar nas vistas, chamando a atenção da editora independente Rostrum Records. Mas o sucesso rapidamente ultrapassou a escala regional, principalmente depois da edição da mixtape “Prince of the City: Welcome to Pistolvania“. E com a edição independente do seu primeiro disco, “Show and Prove“, o público e as grandes publicações colocaram os olhos no talento do jovem Wiz. Desde aí nunca mais parou…
Aya Coco Danioko, conhecida como Aya Nakamura, é uma cantora franco-maliana. Nasceu em Bamako, Mali, numa família de contadores de histórias. E a sua história começa com uma mudança para a Europa ainda na infância. Aya imigrou com a sua família para a França e foi criada nos subúrbios de Paris. Adotou o nome Nakamura numa referência a um programa de televisão, mas foi na internet que começou a dar nas vistas, principalmente depois de inaugurar o seu canal de Youtube. Interpretações de temas como “Karma” ou “J’ai mal” conquistaram milhares de fãs, mas o nível de fama subiu ainda mais depois da publicação de “Brisé“, um tema que hoje já foi visto mais de 40 milhões de vezes no YouTube. Aya oferece uma mistura irresistível de afrobeat com R&B, manifestando uma sensibilidade pop muito aguçada…
Quando se ouve Iann Dior fica-se logo com a ideia de que o jovem músico parece já ocupar um lugar que é só seu, apesar da idade. Iann cresceu no Texas e começou a fazer as primeiras canções quando tinha apenas 17 anos, assinando com pseudónimos como Olmo ou Lil Rock. Michael Ian Olmo rapidamente abandonou estas assinaturas e passou a assinar como Iann Dior. Temas sobre os seus desgostos de amor, sobre sexo e até sobre automedicação começaram como meros exercícios despretensiosos, mas rapidamente chamaram a atenção dos mais atentos. E não demorou até que Iann desse realmente nas vistas com a faixa “cutthroat“, editada em 2019. O tema foi produzido por Nick Mira, que já havia trabalhado com rappers como Juice WRLD ou Lil Skies
Mizzy Miles é um dos grandes nomes da música e produção nacional, especialmente no mundo do hip-hop e música urbana, somando, em poucos anos de atividade, sete temas de platina e sete de ouro. Mesmo tendo começado como DJ, foi enquanto produtor musical que Mizzy Miles começou a dar nas vistas, nomeadamente graças à produção de vários temas de Tay, no primeiro ano de grande expansão do autor de “Pensa Bem”, “Não Preciso” e “#Tiponada”. Já em 2020, Mizzy começa a apresentar-se em plano de destaque, expondo os primeiros temas em nome próprio, rodeando-se das principais figuras do movimento urbano em Portugal e expandindo sua sonoridade em colaborações com 9 Miller, Benji Price, Carla Prata, Minguito, Lhast, Lon3r Johny e Prodigio. Já no ano de 2022, explodiu mediaticamente com o enorme sucesso “Europa” (com Deejay Telio, Teto & Gson)