Von Spar edita “Under Pressure” via Bureau B

O que os outros chamam de “banda”, Von Spar vê como um sistema modular. A comunidade criativa de Sebastian Blume, Jan Philipp Janzen, Christopher Marquez e Phillip Tielsch está num estado de fluxo constante. Von Spar é um interface, dando acesso à redescoberta e à nova experiência do familiar, para todos os efeitos.

 

“It’s the terror of knowing what this world is about”, David Bowie cantou em 1981, em palco com Queen. Ele realizou a notável proeza de agarrar numa música com esta letra e fazer um hit. “Under Pressure” de Von Spar também sabe do que se trata este mundo, com a sua postura intimidatória, aguda concorrência social e luta pela sobrevivência à medida que entramos numa era de capitalismo vigilante. A inerente urgência da música está em evidência desde a primeira batida, mas ainda assim parece flutuar livremente, criando espaço para reflexão e auto-interrogação.

Under Pressure” é o quinto álbum, sem contar com a homenagem aos Can (gravado ao vivo com Stephen Malkmus). Passaram-se 15 anos desde o disco de estreia “Die uneingeschränkte Freiheit der privaten Initiative” e cinco anos desde o álbum “Streetlife”. Numa avaliação mais cuidada, há uma qualidade um tanto camaleónica na discografia de Von Spar. Os seus registos são o resultado duma metamorfose contínua, abrindo frechas ao post punk, krautrock e pop art dos anos 80. As constantes: refinamento rítmico e saltos quânticos harmónicos, arpejos de sintetizadores giratórios, guitarras para trás sem nenhum sinal de retrogradação.

 

As 8 faixas de “Under Pressure” foram gravadas no Dumbo Studio de Von Spar, em Colónia, com convidados de Toronto, Tóquio, Nova York, Londres e Nashville, acrescentando contribuições notáveis. Como em “Streetlife”, a voz formativa pertence a Chris A. Cummings, conhecido como Marker Starling. O seu distinto falsete enfeita mais de metade das músicas, perguntando: “Is there a cure for this / Unhappiness, happiness?”

 

Edição dia 10 de Maio via Bureau B

Partilha