VELHⒶS… de Francisco Camacho no Theatro Circo

Francisco Camacho, coreógrafo com carreira internacional, reúne um grupo de profissionais em torno dos 50 anos, desafiando os cânones da dança ocidental aprisionada na ideia de juventude, pujança e superação físicas. Ao som da música ao vivo de Sérgio Pelágio, reconfiguram sucessivamente o espaço, utilizando materiais diversos, que determinam a sua fisicalidade e o movimento.

 

Por um lado, pesquisam os termos em que os corpos se relacionam com o tipo de matéria que os sustentam. Pelo outro lado, exploram as decisões que põem os corpos em movimento, as quais, nos adultos com mais idade, são informadas por uma experiência mais vasta. Referem experiências passadas e confidenciam o inconfessável, oscilando entre a realidade e a sua deturpação, mas o que os move são desejos actuais, querendo intervir no futuro. Dar palco a uma idade habitualmente menos presente é também uma forma de reflexão sobre a história e a sua violência, que priva alguns sujeitos da sua existência plena, e apela a uma maior maturidade das comunidades.

Aqui, o palco também é para velhos/as e espera-se que o seu furor quase anarquista contagie quem os/as vê.

 

A última criação de Francisco Camacho com um grupo de profissionais da dança data de 2012. Nos anos que se seguiram, este coreógrafo com carreira internacional investiu na criação a solo. Após este ciclo, considera ser o momento para voltar a dirigir outros intérpretes, focando-se nas unidades de base da criação coreográfica como estar e deslocar-se. VELHⒶS, o espectáculo que estreia a 22 e 23 de Novembro no Theatro Circo, em Braga, é a materialização deste regresso.

 

photo: Claudio Marques

Partilha