Variações de EL: Fontinha… Espectáculo-percurso Circolando – Glam Magazine

Variações de EL: Fontinha… Espectáculo-percurso Circolando

Variações de EL explora a ideia da Circolando mentorear um novo ciclo de projectos com base em Espírito do Lugar, o espectáculo-percurso que vimos desenvolvendo em diferentes territórios da cidade no âmbito do Cultura em Expansão. Para o projecto, fi criada uma companhia efémera de jovens criadores com ligações à ESMAE, introduzido a filosofia, conceitos e propostas-base de Espírito do Lugar e desafia-los a compor a sua Variação.

Já com o grupo chegasse ao território de acção a trabalhar: o monte da Fontinha. Morro granítico, bem na área central da cidade, cujo relevo acentuado de alguma forma o “retirou” das dinâmicas mais comuns de crescimento urbano.

Habitado primeiro por musas e árvores majestosas conhece uma transformação radical com a chegada da Fábrica Social. O movimento operário portuense conhece na Fontinha os seus primeiros passos e foi deixando por aqui algo do espírito da Comuna.

A vergonha da cidade também está aqui escundida”, como diz na entrada do Bairro do Leal, um bairro que chegou a integrar os projectos do SAAL e aguarda há vários anos pelo seu futuro.

 

Conceito e coordenação geral: Circolando

Criação e interpretação: Bianca Oichea, Deva Sanmartin e Yudit Almeida, Diogo Martins, Pedro Azevedo, Sarah Elisa, Solveig Rocher-Purchase

Co-criação e orientação: André Braga e Paulo Mota

Apoio artístico: Cláudia Figueiredo

Produção: Cláudia Santos e Ana Carvalhosa com o apoio no terreno de Cláudia Gomes

Apoio técnico: Rodrigo Queirós

Co-produção: Circolando e Cultura em Expansão / Câmara Municipal do Porto

A Circolando é uma estrutura financiada pela República Portuguesa/DGArtes

 

25, 26 e 27 de Maio 2018 | 18h00

Entrada livre!

Início: Largo da Fontinha, Porto

Partilha