VÄRA é a quarta criação do coreógrafo Daniel Matos

VÄRA é a quarta criação do coreógrafo Daniel Matos, produzida pela CAMA AC. O espetáculo surge da urgência de pensar o encontro criando um objeto coreográfico onde sete performers habitam um espaço rodeado por plásticos, como referência à exposição da carne num talho, enquanto procuram e potencializam a tentativa de um diálogo perdido num caminho efémero e comum.

 

Focada na envolvência cíclica que une espécies e conceitos como nascimento, perenidade, deterioração e transformação, Vära explora através dos seus performers o encontro híbrido entre dois choros: o do nascimento de um bebé e aquele presente no leito da morte de um suíno, do qual não se sente piedade, cruzando-o com o estudo dos universos individuais de cada intérprete desenvolvendo um trabalho paralelo entre a sua biografia e a sua pegada no espectro emocional, físico e psicológico.

Gera-se uma pesquisa híbrida, acompanhada pela música original de João Galante, que relaciona a procura do primitivo em cada um com a necessidade humana de pertencer a um coletivo.

 

VÄRA tem estreia agendada para 12 de Maio no Teatro das figuras em Faro.

 

Partilha