Vai ser assim a Rentrée do GnRation em Braga

A programação do gnration para o último trimestre do ano destaca o músico e produtor britânico James Holden, a redescoberta compositora e percussionista japonesa Midori Takada e os magos do rock psicadélico Acid Mothers Temple. Prodigioso artista visual francês Joanie Lemercier apresentará também uma nova instalação.

 

A 4 de outubro, o programa para o último trimestre de 2018 do centro cultural bracarense arrancará com os rockers psicadélicos japoneses Acid Mothers Temple. Com uma história dedicada ao improviso por mais de duas décadas, e uma discografia composta por mais de 100 edições, os Acid Mothers Temple foram fundados em 1995 pelo guitarrista Kawabata Makaboto. O regresso a Portugal marcará também uma nova formação no coletivo, com a estreia do vocalista Jyonson Tsu. Na mesma noite sobem também ao palco os bracarenses The Nancy Spungen X. O compositor alemão de música contemporânea Karlheinz Stockhausen será relembrado a 12 de outubro com a interpretação de algumas das suas peças. “Telemusik” e “Kontakte” vão ser levadas a palco pelo piano de Patrícia Martins, a percussão de Michael Pattmann e a eletrónica de Ricardo Guerreiro.

Convidado a integrar o programa Scale Travels, iniciativa que alia arte e nanotecnologia em projeto pioneiro, o gnration receberá o conceituado artista visual francês Joanie Lemercier, que apresentará na galeria INL uma nova instalação audiovisual. “Microscapes” resulta da residência artística levada a cabo este ano no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Estará patente para visita de 15 de outubro a 12 de janeiro.

 

De 26 a 28 de outubro, o gnration receberá a oitava edição do festival de música eletrónica e arte digital SEMIBREVE. Encarregue de fechar as noites do festival, pelo gnration vão passar Jlin, RP Boo, SØS Gunver Ryberg e DJ Stringray. Além de instalações artísticas patentes para o festival, o SEMIBREVE e o gnration, em parceria com a Bienal de Arte de Cerveira, apresentam a exposição “Uma perspetiva sobre a vídeo arte portuguesa – anos 80”, mostra que reúne em primeira-mão trabalhos recuperados de artistas portugueses da década de 80 na área do vídeo.

O destaque maior do trimestre vai naturalmente para aquele que é considerado um dos “gurus” da música eletrónica da atualidade. James Holden, produtor britânico de música eletrónica, regressa a Portugal a 8 de novembro depois de ter passado em agosto pelo festival de música eletrónica NEO POP, em Viana do Castelo.

À Blackbox do gnration, James Holden trará o mais recente disco, “The Animal Spirits”. Holden juntará em palco a banda que o acompanhada no disco, formada pela bateria do londrino Tom Page, o saxofone de Etienne Jaumet, a corneta de Marcus Hamblett, a cantora Liza Bec e o percussionista cósmico Lascelle Gordon. Outro nome a destacar na programação é o da japonesa Midori Takada. Aos 66 anos de idade, Midori Takada está nas bocas do mundo, muito por culpa do entusiasmo coletivo à volta dos seus primeiros discos e pelas consequentes reedições que surgiram após esse acontecimento. Em Braga, a compositora e percussionista apresentar-se-á em concerto na Capela Imaculada do Seminário Menor, uma capela de arquitetura moderna e um dos ex-libris da cidade. O concerto insere-se no ciclo gnration@, iniciativa que pretende dinamizar atividades culturais em locais emblemáticos de Braga e que levou já Lee Ranaldo a atuar num salão medieval do século XIV. O concerto realiza-se a 13 de novembro e o acesso é gratuito mediante apresentação de bilhete para outro espetáculo de música do mesmo trimestre

 

A 16 e 17 de novembro, o gnration voltará a receber mais uma edição do Festival Para Gente Sentada, a quarta consecutiva na cidade de Braga. O programa de concertos, que se divide entre Theatro Circo e gnration, será revelado em breve.

 

Exímia violinista, figura da cena musical independente de Montreal, Jessica Moss deu-se a conhecer com os A Silver Mt. Zion. Depois de uma apetitosa estreia com “Pools of Light” em 2017, Moss regressa aos discos um ano depois com “Entanglement”, novamente pela Constellation Records. Apresenta-o em Braga a 4 de dezembro.

Na dança, a 7 de dezembro, o gnration receberá “EXI(s)T(s)”, o novo trabalho da coreógrafa e performer portuguesa Mariana Tengner Barros. Uma semana depois, o coreógrafo Flávio Rodrigues desenvolverá uma residência artística no

laboratório transdisciplinar Guelra. O resultado final da residência artística será apresentado publicamente a 14 de dezembro.

 

A fechar a programação, o gnration receberá o OCUPA, perspetiva sobre a música eletrónica e arte digital em Braga. Para a sua terceira edição o OCUPA abre a porta a um convidado internacional, o britânico Roly Porter. Outrora parte integrante do pioneiro duo Vex’d, Roly Porter é nome a ter em conta na música eletrónica. Com “Third Law”, o mais recente disco, editado pela Tri Angle em 2016, Porter arrecadou as melhores críticas da imprensa especializada que o colocaram como uma figura de interesse deste então. Do programa consta ainda uma encomenda conjunta aos bracarenses David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault, com visuais por Distorted Vision, e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pela editora portuense Crónica. Também novidade será um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de artistas e académicos.

 

No programa de serviço educativo, o gnration propõe um conjunto workshops e espetáculos para crianças e jovens. Com o início de um novo ano letivo, regressa também o ciclo Primeiros Bits, sessões que ensinam crianças e jovens da cidade de Braga a criar música recorrendo às novas tecnologias. As novas sessões decorrem a 10 outubro, 21 novembro e 5 dezembro. Do programa fazem também parte os workshop de Mistura e Finalização (20 out), Pequenos Makers (13 out), Clube Arduíno (10 nov), Coderdojo Braga (20 out + 10 nov), Robótica para Crianças (17 nov) e Max for Live (24 novembro). A 13 e 14 de dezembro, a segunda edição do Clube de Inverno, este ano coordenado pela editora Crónica, convida artistas a participarem em sessões de exploração e improvisação.

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