Uma viagem musical pelos sentidos no Festival Entre Quintas

Duas quintas com história secular assumem a realização de uma experiência de diálogo entre música, arte e enologia com eventos que proporcionarão a todos a possibilidade de aliar o prazer musical com a experiência vitícola, emoldurados pela elegância e beleza dos espaços envolventes.

O Festival Entre Quintas apresenta concertos e recitais entre os dias 30 de Junho e 9 de Julho, em diferentes espaços destas propriedades usufruindo de cenários naturais que unem estas facetas da arte de bem receber, portuguesa, enaltecida pela música. Dois fins-de-semana passados em harmonia, entre a arte e a natureza, tornam a Quinta do Casal Branco e a Casa Cadaval, locais de atração turística e cultural.

O evento teve o seu inicio com o programa à volta de Espanholetas e marionas de compositores ibéricos do séc.XVII, “bergamascas, ciacconas, canarios de compositores italianos do séc. XVII e Masque dances inglesas”, ao som de António Carrilho na flauta, Helena Raposo no alaúde e Ana Castanhito na harpa

Ao final da tarde, a Quinta Casal Branco recebeu a  conferência “Rachmaninov: Um romântico perdido no tempo do Modernismo” pelo musicólogo Rui Vieira Nery.

Aluno de Silotti, Taneyev e Arensky, colega de estudos de Scriabine, amigo da Vladimir Horowitz, exilado da sua pátria após a vitória da Revolução Russa de 1917, aclamado depois em toda a Europa e nos estados Unidos como um dos maiores pianistas do seu tempo, Sergei Rachmaninov (1873.1943) é um dos últimos grandes expoentes da grande tradição do Romantismo russo. Condenado durante décadas pelos setores modernistas radicais mas idolatrado pelo público internacional e por gerações sucessivas de pianistas que viram na sua obra um expoente máximo do virtuosismo no seu instrumento, é hoje reconhecido pela crítica como um dos grandes compositores da primeira metade do século XX e a sua obra continua a ser sucessivamente revisitada pelos maiores intérpretes da atualidade.

A fechar a noite de 8 de julho, a Quinta Casal Branco apresentou o Grande Concerto Sinfónico Com Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção do Maestro Nikolay Lalov

📸 Arlindo Homem

Partilha