“Uma Ópera Do Mundo” de Manthia Diawara – Glam Magazine

“Uma Ópera Do Mundo” de Manthia Diawara

Uma Ópera do Mundo (2017), da autoria de Manthia Diawara, estreia no Porto no Auditório de Serralves, dia 3 de Fevereiro, depois de apresentado na documenta 14 (Atenas e Kassel), no ICA – Institute of Contemporary Arts (Londres), Centre Pompidou (Paris) e Serpentine Galleries (Londres).

Filme-ensaio, Uma Ópera do Mundo é baseado na ópera africana Bintou Wéré. Un opéra du Sahel, uma narrativa em torno do eterno drama da migração. A ópera, filmada em Bamako em 2007, serve de espelho para Manthia Diawara construir uma história estética e reflexiva, através da música e da dança, sobre a atual crise dos refugiados e a tragédia intemporal da migração entre Sul e Norte, examinando a realidade dos encontros culturais através dos conceitos de mestiçagem e hibridismo.

Manthia Diawara (Mali) é um prolífico escritor e cineasta.

Para além da autoria de diversas publicações sobre cinema africano e das suas diásporas, destacam-se os seus livros de memórias e os filmes de ensaio que incluem: Uma Ópera do Mundo (2017), Negritude, um Diálogo entre Soyinka e Senghor (2015), Édouard Glissant, One World in Relation (2010), Maison Tropicale (2008) e Rouch In Reverse (1995).

 

A exibição do filme será seguida de uma conversa participada por Manthia Diawara (realizador), Jürgen Bock (produtor) e Nuno Crespo (Diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto).

Partilha