Uma mensagem às gerações futuras no arranque da programação do TNSJ

O arranque da programação abril-julho nos espaços do Teatro Nacional São João (TNSJ) começa com uma celebração da dança.

Please please please, espetáculo que assinala o encontro entre as “poéticas expressões coreográficas” e a linguagem teatral, coloca em cena duas bailarinas, La Ribot e Mathilde Monnier, que dão corpo às palavras do encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues.

 

A performance integra a quinta edição do DDD – Festival Dias da Dança e é a única do programa internacional a subir a palco, já que as restantes vão ser apresentadas online. O espetáculo pode ser visto entre quinta e sexta-feira, no Teatro Carlos Alberto (TeCA).

 

“Que mundos, sociedades e histórias iremos deixar aos nossos descendentes? Que mudanças na ideia de esperança dividem as gerações?” de acordo com Bertrand Tappolet, jornalista francesa que escreve no programa de sala, estas são as perguntas íntimas e universais que guiam Please please please. Para o encenador e coreógrafas a resposta só podia ser uma: a metamorfose. Numa mensagem urgente endereçada às gerações futuras, o espetáculo procura promover, através de uma série de histórias que reúnem o absurdo, o fantástico ou a distopia, uma reflexão sobre a importância de preservar no presente para evitar uma catástrofe no planeta no futuro.

 

Please please please resulta de uma produção francesa Otto Productions e Théâtre Garonne, contando ainda com a coprodução de teatros internacionais espalhados por toda a Europa, como é o caso do São João ou o Teatro Nacional D. Maria II.

 

Photo: Gregory Batardon

 

Partilha