“Um Instante Antes da Explosão”… dois vértices distintos de uma aresta chamada cidade

Um Porto com vários Portos, alguns de abrigo, de abraço… de projecção de linguagens diversas que aqui colocam a Galeria Ocupa e a Saco Azul/Maus Hábitos a conversar numa exposição-ensaio-filme.

Um Instante Antes da Explosão”  é uma proposta curatorial da Galeria Ocupa e do João Terras que incorpora vários artistas de vértices igualmente dispersos, na geografia e na expressão, e que aqui convergem num trabalho dividido em dois actos cinematográficos que ligam dois espaços num cenário em comum. Mais do que vê-la, a curadoria convoca o público a assisti-la, conclamando uma experiência imersiva na passagem por entre eles.

O mote para o projeto parte do cinema, de dois filmes do aclamado cineasta Andrei Tarkovsky, “Nostalgia” e “Stalker”, cujos assuntos abordam a questão do tempo, da loucura e das sociedades paralelas.

Entre a Saco Azul/Maus Hábitos e a Galeria Ocupa, locais que em si encerram naturezas passadas (uma rede de escritórios e um talho, respectivamente), o momento prévio à transformação é o objecto que nos merece atenção e para o qual foram desafiados um conjunto de 6 artistas que congregam a arquitetura, as artes plásticas, o design e as artes visuais numa proposta cinematográfica em torno desse instante que antecede a chama, aos atos revolucionários e transformadores, cada vez mais intensificados na contemporaneidade.

“Um Instante Antes Da Explosão é moldada num corpo de obras onde, tal como num filme (ou numa ópera, ou num jardim), entramos e saímos, começamos e terminamos”

 

A exposição fica patente até o dia 30 de julho e pode ser visitada nos seguintes horários:

Saco Azul/Maus Hábitos

Seg: 18h-22h / Ter-Sáb: 12h-22h

Horário Galeria Ocupa

Qui-Sáb: 15h-19h

Partilha