Na viragem de 2023, os The Last Dinner Party eram pouco mais do que um novo nome partilhado entre aqueles que os tinham visto ao vivo. Ótimas canções, uma estética forte. Tendo passado grande parte de 2022 a escreverem estas canções, testando-as na estrada e depois levando-as para o estúdio, foi só em abril que a banda lançou o tema pop sombrio “Nothing Matters” e, subitamente, todas as pessoas tinham uma opinião sobre a banda. Foi uma introdução que arrebatou o mundo online e, ainda assim, por trás de toda a emoção e narrativa estava uma canção indie-rock fantasticamente confiante de uma banda que fazia isso à moda antiga, na estrada.
No inicio de 2024 fomos brindados com “Prelude To Ecstasy”, o álbum de estreia da banda e a história da banda nunca mais foi a mesma nestes últimos 6 meses.
Em palco, o Primavera Sound Porto recebeu um colectivo num verdadeiro ectasy, ilustrando sonoramente um pêndulo que oscila entre os extremos da emoção humana, do êxtase da paixão à sublimidade da dor.
Um concerto que “aqueceu” o público jovem que aguardava pela Lana Del Rey, que subiria a este mesmo palco cerca de duas horas mais tarde, e que infelizmente só autorizou a recolha de imagens de um numero muito restrito de Orgãos de Comunicação Social.
Para a história ficam igualmente as imagens de “Prelude To Ecstasy” com a chancela de The Last Dinner Party.
🖋 Sandra Pinho
📸 Paulo Homem de Melo