Tudo o que vamos poder ver no Maus Hábitos em Outubro…

São 10 os concertos que, ao longo do mês de Outubro, alimentam a programação semanal do Maus Hábitos no Porto. Dos regresso de Linn da Quebrada e Sunns a Portugal, passando pela aposta em Author & Punisher e os nacionais Lince e Allen Halloween. No clubbing, destaque a mais uma noite Enchufada no Maus, nas actividades multidisciplinares a parceria com o Queer Porto, que ocupará o espaço com cinema, djsets e performances a completar a competição desta segunda edição do festival.

 

Desde o lançamento dos primeiros singles até “Pajubá”, o disco que serviu de passaporte para primeira tour europeia, que Linn da Quebrada não deixa o mundo indiferente às suas músicas. É um dos nomes de frente da cena trans e feminista do Brasil, usando a música como espaço de luta contra os paradigmas sexuais, de género e corpo. Regressa ao Porto, a 5 de Outubro. É também na crueza da letra que se escreve a carreira de Allen Halloween, o rapper de Odivelas que é já um dos nomes mais prolíficos do hip hop nacional da última década. A violência no bairro, a pobreza e as drogas são alguns dos temas que conta na primeira pessoa, num balanço entre a agressividade das letras e o flow calmo e lento, que o caracteriza. Ao Porto, a 4 de Outubro, traz “Unplugueto”, o projecto acústico com que se tem vindo a apresentar.

 

Diz-se que os Suuns são uma espécie de músicos filósofos. Crescidos por entre o free jazz, no wave, IDM e krautrock, o quinteto canadiano tem vindo a desenhar uma discografia que é, em grande medida, um estudo de contrapontos entre as suas diversas influências. “Felt”, o novo disco editado no arranque de 2018, é a mais recente prova dos nove para o colectivo, um registo mais solto e menos cerebral que passa pelo Porto 30 de Outubro. Tem sido descrito como um dos mais prolíficos produtores no universo da música agressiva. Sob o moniker Author & Punisher, Tristan Shone, ex-engenheiro mecânico, explora os caminhos da música de peso fora da instrumentação tradicional, aplicando o seu conhecimento na criação de máquinas de precisão que abrem novos espaços ao doom. A estreia, no Porto, acontece a25 de Outubro, meses antes da edição do seu primeiro LP via Relapse Records.

 

A aposta nas novas vozes nacionais faz-se ainda com o concerto de lançamento para o disco de estreia de Lince, o projecto a solo de Sofia Ribeiro, teclista dos We Trust e dos There Must Be A Place, a 17 de Outubro.

 

Depois da primeira edição da Enchufada na Zona em 2017 ter esgotado o Estúdio Time Out em Lisboa, Branko e convidados escolheram este ano o Porto como o destino desta noite única da editora. A noite de 27 de Outubro terá início no Hard Club Porto e segue para um dos sítios a que já chamam casa, o clube Maus Hábitos, onde Branko, PEDRO, Rastronaut e Progressivu, Dino d’Santiago e iZem comandam 5 horas de música seguida.

 

Ao longo do mês de Outubro vai ser ainda possível assistir ao concerto de Sneers (2 de Outubro), Bike (3 de Outubro) e Talea Jacta + Julius Gabriel (23 de Outubro).

 

2 de Outubro – Sneers (Concerto)

3 de Outubro – Bike (Concerto) + Downtempo (Clubbing)

4 de Outubro – Allen Halloween (Concerto)

5 de Outubro – Linn da Quebrada (Concerto) + Dat Nite (Clubbing)

6 de Outubro – Gin Party Soundsystem

9 de Outubro – Gente de Plástico (Poesia)

10 de Outubro – Queer Rendez Vous – Queer Porto (Clubbing)

11 de Outubro – Queer Pop – Queer Porto (Cinema)

12 de Outubro – Pussy. An Going Performance Research – Queer Porto (Performance)

13 de Outubro – Festa de Encerramento – Queer Porto (Performance/ DJset)

16 de Outubro – Family Film Project (Performance)

17 de Outubro – Lince (Concerto)

18 de Outubro – Battle of Ideas (Conferência)

19 de Outubro – Capri (Clubbing)

20 de Outubro – Shuggah Lickurs (Clubbing)

23 de Outubro – Talea Jacta + Julius Gabriel (Concerto)

24 de Outubro – Downtempo (Clubbing)

25 de Outubro – Author & Punisher (Concerto)

26 de Outubro – Groove Ball (Clubbing)

27 de Outubro – Enchufada no Maus (Clubbing)

30 de Outubro – Suuns + Vive La Void (Concerto)

31 de Outubro – Banho Maria (Clubbing)

 

 

Partilha