Trust Fund editam ”Has It Been A While” em novembro

Trust Fund, o projeto musical do cantor e compositor Ellis Jones, regressa este ano com um quinto álbum, “Has It Been A While?”, gravado no início deste ano em Sheffield pelo produtor e amigo próximo Joe Mackenzie Todd, e lançado a 1 de novembro pela Tapete Records.

Os fãs das composições delicadas, engraçadas e relacionáveis de Jones saberão que sim, já faz algum tempo. O seu último álbum foi lançado há seis anos. O LP de 2018, “Bringing the Backline” – que recebeu elogios da Pitchfork, Rolling Stone, The Guardian e não só – coincidiu com Jones a dar um tempo aos Trust Fund, quando os membros da banda começaram as suas próprias famílias e ele se mudou para a Noruega (e depois para o Canadá ), para iniciar uma carreira académica. Como o próprio diz: “I turned thirty, I moved away, and I thought, ‘I guess I don’t do that anymore’”.

O seu regresso reflete a perceção de que os seus dias de fazer música continuam a estender-se diante dele e marca o desenvolvimento de um estilo maduro que oferece continuidade e mudança. Embora os álbuns anteriores dos Trust Fund tenham colocado em primeiro plano uma estética indie-rock confusa, em “Has It Been A While?” Jones reduz as suas canções à guitarra clássica e aos vocais, apoiados por cativantes arranjos de quarteto de cordas de Maria Grig. A destreza lírica dos Trust Fund mantém-se, e é aqui mostrada em faixas como The Mirror (um dueto com Celia MacDougall dos Radiant Heart), cujo vaidoso protagonista ficaria feliz por “usar o espelho como TV”.

🖋 redação / press release

📸 Celia MacDougall

Partilha