The Roots… definitivamente a melhor banda de Hip hop do Mundo….

Pegando nas palavras de Valete em 2017… “Piroso do c&$&%$”, é o que dá vontade de gritar depois do concerto dos The Roots na noite de terça feira em Cascais, integrado no EDPCOOLJAZZ.
Sem querer ofender muito do hip hop que por aí brota em qualquer esquina, têm ainda muito que aprender com estes 2 senhores, Black Thought e Questlove.

A noite foi de celebração, da música, do hip hop, com direito a homenagem mas sobretudo um noite de consagração deste colectivo ‘from philly’ que apesar de ser rotulado por muitos como a banda do Jimmy Fallon Show, são sem dúvida o melhor colectivo do género do mundo, não è a toa que estiveram 13 músicos em palco.

 

Praticamente 2 horas de concerto, que souberam a pouco, com um MC como Black Thought que praticamente sem pausas debitou rimas em constante crescendo, onde não foram esquecidos os temas mais marcantes do colectivo, desde “The Next movement”, passando por “Proceed”, “You Got Me” até ao largamente esperado “The Seeds (2.0)” numa versão mais rápida mas que não perdeu o seu carisma. Mas se Black Thought teve a dificil tarefa de manter um público a vibrar, Questlove, do alto da sua bateria dava o tom a aplicar nos temas que desfilariam ao longo do concerto sempre acompanhado por uma sonoridade orgânica irreparável.

Pelo meio a homenagem aos clássicos do hip hip, ao som de temas que marcaram uma geração nos anos 90 do século XX, “I left my wallet in El Segundo” dos A Tribe Called Quest, “So Fresh So Clean” dos Outkast, “C.R.E.A.M.” dos Wu-Tang Clan, “Mass Appeal” dos Gang Starr entre muitos outros.
Do Hip Hop ao Jazz passando pela soul e pelo funk samplado pelo DJ de serviço, o concerto da banda de Filadelfia arrisca-se a ser o concerto do ano da graça de 2019.

Mais uma vez e sem ofensa aos demais ‘hip hopers’, os The Roots mandam no bloco.
Mais tempo tivessem, mais tempo teríamos sentido a verdadeira ‘vibrant thing’ o hip hop clássico dos anos 90.

O EDPCOOLJAZZ prossegue esta quarta feira com as atuações de Maro, Best Youth e Jessie J.

Fotografias e Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha