The Pretenders e PIL no EDP Vilar de Mouros…

Os The Pretenders e os Public Image Ltd. vão marcar presença na edição 2018 do Festival mais antigo da Península Ibérica, a realizar-se nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no conhecido cenário natural do concelho de Caminha. Estas novas confirmações juntam-se assim aos já anunciados Human League e Los Lobos, que vão fazer parte de mais uma página da vasta história do festival.

I’ll Stand By you” ou “Don’t Get Me Wrong” são sucessos (ou clássicos instantâneos) que se farão ouvir este ano em Vilar de Mouros. Mas não só. Os Pretenders de Chrissie Hynde estão de regresso a Portugal – e a Vilar de Mouros, onde ofereceram um concerto explosivo em 1999 – para apresentarem o seu décimo trabalho de originais, “Alone“, produzido por Dan Auerbach dos Black Keys. Diz quem já ouviu que é um Álbum repleto de energia e que mantém a juventude musical da Banda. Os Pretenders formaram-se em Inglaterra no final da década de 70. Liderados pela emblemática americana Chrissie Hynde, é um dos escassos casos de Bandas britânicas em que existe uma união entre dois continentes. Esta é uma oportunidade rara para ver a Banda ao vivo, pois o período de “hibernação” para novas composições costuma ser em média de 4 a 6 anos.

Public Image Ltd. … ou PIL. A banda liderada pelo ex-Sex Pistols John Lydon aka Johnny Rotten, regressa a Portugal para apresentar novo Álbum. Mas não deixará fora da set-list clássicos como “Rise”, “This Is Not A Love Song”, ou “Death Disco”. Após o desaparecimento dos Sex Pistols, os PIL atingiram um sucesso assinalável no início dos anos 80, marcando o pós-punk como um género musical a ter em atenção.

Liderados pelo inigualável John Lydon na voz, os PIL seriam o que actualmente se designa por superbanda, com Jah Wobble no baixo, Keith Levine na guitarra e Jim Walker na bateria. “First Issue”, “Metal Box” e “The Flowers of Romance” foram os Álbuns que elevaram o perfil dos PIL. Mas é com “This is What You Want… This is What You Get”, Álbum de 1984, que os PIL atingem o grande publico e o reconhecimento internacional.

 

photo: Paulo Homem de Melo / Arquivo Glam Magazine

Partilha