Representantes da música nacional no Vodafone Paredes de Coura – Glam Magazine

Representantes da música nacional no Vodafone Paredes de Coura

Representantes do melhor da música nacional, os portugueses The Legendary Tigerman, Linda Martini, Keep Razors Sharp e Surma são as mais recentes confirmações para a 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Diz Paulo Furtado, conhecido a solo como The Legendary Tigerman que, por vezes, para se criar algo de novo é necessário destruir as bases de tudo o que se construiu ou conheceu antes. Este desejo de sair da zona de conforto fez nascer a viagem de um homem chamado MISFIT, que se dirige de Los Angeles a Death Valley, com o intuito de se perder (ou encontrar) no deserto. Em Maio de 2016, Paulo Furtado fez essa viagem e, durante todos os dias, escreveu uma nova entrada no (falso, ou não tão falso) diário desse homem. Entradas que viraram canções directamente influenciadas pelo deserto, pelo calor, pelo sofrimento e prazer da viagem. Depois de regressar, tentou definir o som que teria este disco e encontrou-o ao voltar ao deserto, em Dezembro, por mais doze dias passados entre o Rancho de La Luna, o Joshua Tree Sallon e o Pappy and Harriets. O sucessor de “True” é um ponto de viragem no percurso do alter ego de Paulo Furtado, já que, pela primeira vez, abandona o formato de one man band e conta com a participação de Paulo Segadães na bateria e João Cabrita no saxofone barítono, aos quais se junta o contributo do baixo de Filipe Rocha. The Legendary Tigerman chega à Praia Fluvial do Taboão orgulhoso e apaixonado pelo novo disco e com o desejo de passar essa paixão ao público.

Também de regresso ao festival, e com disco novo, estão os Linda Martini. Gravado na Catalunha entre Outubro e Novembro de 2017, o quinto e homónimo longa duração da banda chega depois de “Sirumba” (2016), álbum aclamado pelo público e crítica. O novo disco, “Linda Martini” traz à memória “Casa Ocupada” pela sua urgência e descontrolo, mas revela um equilíbrio cada vez maior desses elementos com o ritmo, a melancolia e o intimismo do seu antecessor. Os Linda Martini de hoje são uma mistura de sons que ainda assim nunca soa a outra coisa que não eles e chegam, sem medos, à 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Afonso (Sean Riley & The Slowriders), Rai (The Poppers), Bráulio (ex-Capitão Fantasma) e Bibi (Pernas de Alicate, entre outros) surgiram em 2014 com uma sonoridade entre o psicadelismo, o shoegaze e o pós-rock. Após o sucesso do álbum de estreia os Keep Razors Sharp regressam com “Always And Forever”, o single que antecipa o próximo disco. Defensores do rock and roll, a chegam à Praia Fluvial do Taboão para apresentar o novo registo, que mantém o seu característico “psicadelismo” e “guitarras sonantes” e os afirma com uma das de maiores bandas de amplificação nacional.

 

Inspirada no silêncio e rodeada de teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations, Surma leva-nos para paragens mais ou menos incertas, com paisagens desconhecidas. O disco de estreia, “Antwerpen”, lançado no final de 2017 figurou na maioria das listas de melhores do ano, correu dez países em digressão e foi nomeado melhor disco independente europeu do ano pela Associação Europeia de Editoras Independentes, ao lado de nomes como The XX, Ibeyi, King Krule, ou Fever Ray. Sonoridades que vão do jazz ao post-rock, da electrónica ao noise numa viagem à qual nos poderemos juntar em Agosto, no palco do Vodafone Paredes de Coura. 

De 15 a 18 de Agosto, as novas confirmações juntam-se a Arcade Fire, Fleet Foxes, Skepta, Jungles, King Gizzard & The Lizard Wizard, Slowdive, The Blaze, Big Thief, … And You Will Know Us By The Trail Of Dead, Curtis Harding, Shame, The Mystery Lights, Dead Combo, Japanese Breakfast, Confidence Man e Frankie Cosmos.

 

Partilha