”Altar Deluxe Edition”, disponível nas lojas a partir de 30 de novembro num exclusivo FNAC, marca o fim de um dos ciclos mais marcantes dos The Gift, que começou no verão de 2016 com o lançamento de “Love Without Violins“, e termina agora nas pistas de dança com o lançamento de “Altar Remixes” com 12 remixes originais criadas por vários artistas e produtores nacionais e internacionais a quem foi dada total liberdade artística.
“ALTAR Remixes” é lançado igualmente a 30 de novembro e conta com versões remixadas de músicas como “Love Without Violins”, “Clinic Hope”, “Big Fish”, “Malifest” e de outros temas de referência da carreira dos Gift, incluíndo “Driving You Slow” e “Question of Love”.
Este inédito disco compila 12 novas visões artísticas de nome como Howie B – conhecido produtor inglês que trabalhou com The Gift em FILM, produziu nomes como U2, Bjork ou Tricky e fez remixes para nomes tão variados como New Order, Garbage, Placebo ou Serge Gainsbourg – Joe Fossard – que co-produziu Vinyl e Film de The Gift – Alex FX, Pink Boy ou SirAiva bem como novos produtores portugueses que já dão cartas em ambientes nacionais e internacionais como Mindskap (U2, Pet Shop Boys, Madonna), Holly, Cavaliers of Fun ou Meera. Aos produtores foi dada total liberdade e o resultado é sobretudo uma prova artística de estética, criatividade e puro prazer por reinventar.
Esta edição o disco “Altar”, marco na carreira dos Gift com produção e co-composição de Brian Eno, um disco inédito com 12 remixes de “Altar”e outras canções da carreira da banda feitos por artistas e produtores nacionais e internacionais, um livro de 32 páginas com seleção de conteúdos e design da Rita Carmo – The Story Behind Altar – com fotos exclusivas que ilustra todo o processo de gravação e produção do disco assim como o percurso da banda por várias salas ao vivo, e um poster com a foto do australiano Joel Birnie que inspirou a capa do disco.
“Fazer um álbum de remisturas com este ALTAR é também agarrar uma oportunidade de fechar o ciclo daquele que foi um disco marcante na nossa vida. Com estas remisturas chegamos a outros públicos, a outras pistas… Dançando fechamos um ciclo”, comentam os The Gift sobre esta edição. Os The Gift prepararam três sessões de apresentação desta nova edição ”Altar Deluxe Edition” nas quais, além de contarem a história dos últimos dois anos da sua carreira associados ao disco “Altar”, interpretam, ao vivo, canções menos conhecidas da sua carreira. Um género de B-Side Sessions, seguido de uma sessão de autógrafos. Estas sessões acontecem nos dias 30 de Novembro na FNAC Colombo, 8 de Dezembro na FNAC Coimbra e 14 de Dezembro na FNAC Norteshopping.
“As músicas que fazem parte do álbum ALTAR foram, misturadas e remisturadas dezenas de vezes desde o inicio até ao final do disco. Trabalhar com Brian Eno é também isso, ter dezenas de versões de cada canção. A canção do ponto de vista melódico, harmónico até pode não mudar, mas a estética, o desenho rítmico, os sons, os efeitos, as estruturas, as Batidas por Minuto, tudo isso muda numa canção e ter Eno ao leme é quase regra obrigatória. Remisturar é sobretudo dar outra vida. Dar vida.”, complementam os The Gift.