The Beatles revisitam “Abbey Road”…

Foi há 50 anos, no dia 8 de agosto de 1969, que a banda mais célebre do mundo saiu dos EMI Recording Studios, em Londres, para caminhar, em fila única, pelas faixas a preto e branco da passadeira mais próxima de Abbey Road.

Com o fotógrafo Iain MacMillan equilibrado numa escada e um polícia a parar o trânsito da rua, os Beatles cruzaram por três vezes a passadeira, liderados por John Lennon, seguidos por Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. Foram tiradas apenas seis fotos, tendo a quinta sido a escolhida para a capa do penúltimo álbum dos The Beatles, “Abbey Road”.

 

Lançado a 26 de setembro de 1969, “Abbey Road” marcou a última vez em que John, Paul, George e Ringo trabalharam juntos enquanto banda.

Em 2019, os The Beatles vão celebrar o aniversário de “Abbey Road” com uma série de reedições que chegarão às lojas físicas e digitais a 27 de setembro. Os 17 temas do álbum foram novamente misturados pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro de mistura Sam Okell em stereo, stereo de alta resolução, 5.1 surround e Dolby Atmos, acompanhados de 23 gravações de sessões e maquetes, a maioria inéditas.

 

As gravações dos Beatles passaram por muitas reviravoltas. Aqui estávamos nós – ainda a imaginar a magia de tudo isto”, recorda McCartney no seu prefácio escrito para as reedições de aniversário de “Abbey Road”. Esta nova edição sucede às aclamadas edições alargadas e remisturadas de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “The Beatles (White Album)” em 2017 e 2018, respetivamente.

 

Partilha