Temporada Portugal-França 2022… Programação de Março 2022

Após o diverso e muito participado arranque em Portugal e França, a Temporada segue o seu compromisso e missão continuando a apresentar uma desafiante programação. Nos próximos 30 dias, 20 novos projetos, com mais de 120 artistas, passam por 15 cidades dos dois países. Artes visuais, concertos, performances, peças, residências artísticas e dois grandes fóruns para debater temas fundamentais para Portugal, França e para o mundo.

 

Na Fundação Calouste Gulbenkian, a exposição colectiva “Europa Oxalá” reúne 60 obras de 21 artistas cujas origens familiares se situam nas antigas colónias; no maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, inaugura, , dia 12 de Março, “Traverser La Nuit” com peças de uma das mais importantes coleções privadas francesas; “Novas Feminilidades / A Nova Feminilidade #4” ocupa o Thirdbase Studio com uma exposição dedicada à pluralidade do feminino; o espetáculo “Cornucópia” inaugura no Teatro Nacional D. Maria II; no Centro Cultural de Belém, “Políticas da Estética: O Futuro do Sensível” traz a Portugal os mais consagrados pensadores franceses, de Jacques Rancière a Marie-José Mondzain. Aí continua também a exposição “Gerard Fómanger. O Espledor”.

 

A par dos muitos destaques, a Temporada Portugal-França promove, até dia 10, o Fórum da Igualdade com a participação das prestigiadas investigadoras portuguesas Elvira Fortunato, Carla Cerqueira, Filipa Subtil, Sofia Branco e Anália Torres, das diretoras Anabela Vaz Ribeiro, Luísa Ribeiro Lopes e Ana Teresa Freitas, e de Pedro Penim.

O fórum será transmitido na íntegra em directo de Angers, em português, francês e inglês nos perfis oficiais de Facebook e LinkedIn da Temporada Portugal-França. Esta é uma iniciativa cruzada que terá continuidade em Portugal, em Outubro, com programa a anunciar em breve.

Partilha