Talkfest’18… Oradores e programação completa

A 7ª edição do Talkfest – International Music Festivals Forum ocorrerá integralmente em Lisboa, nos dias 15 e 16 de março de 2018, anunciando-se hoje toda a sua programação (nas conferências, apresentações profissionais/científicas, seminários e documentários) assim como os respetivos moderadores e oradores presentes nas mesmas. Uma edição com mais oradores internacionais e pontos de programação em simultâneo, existindo quase sempre quatro salas em funcionamento permanente. Existirá ainda um encontro exclusivo para promotores de festivais ibéricos e a última conferência será transmitida em direto pela rádio Antena 3, através do programa “Prova Oral“. A 3ª edição dos Iberian Festival Awards já tem também os seus primeiros finalistas anunciados, em algumas categorias decididas pelo público.

 

15 de Março

Iberian Festival Awards (Fórum Lisboa)

21h00 Abertura de portas

21h30 Início gala / 23 categorias (vencedores nacionais e ibéricos) + 6 atuações ao vivo

00h00 Afterparty

 

16 de Março

CONFERÊNCIAS (Auditório – Museu das Comunicações)

A. 9h00-10h00 – Novas necessidades na gestão e tratamento do público / Moderador: Pedro Esteves (Jornalista Público – PT)

  1. Gen. Fernando Governo Maia (Vice-presidente Cruz Vermelha – PT)
  2. 2.Pedro Machado (Presidente Turismo do Centro – PT)
  3. Tiago Martins (Diretor Leiria Dancefloor – PT)
  4. Vasco Sacramento (Diretor Sons em Trânsito – PT)

 

B.10h00-11h00 – Mobilidade, Cashless e soluções tecnológicas – como educar o público dos festivais? powered by Embly / Moderador: Rui da Rocha Ferreira (Jornalista Future Behind – PT)

  1. Catarina Cabral (Marketing Cabify – PT)
  2. Cláudio Martins (Ass. Producer Monte Verde Festival – PT)
  3. Eduardo Alvares (Co-founder Netpdv – BR)
  4. José Luís Gaspar (Presidente Mun. Amarante – PT)
  5. Vasco Durão (Diretor Guitarras ao Alto – PT)

 

C. 11h15-12h15 – 2018: Novas estratégias para os festivais de música de Espanha depois de um ano com incidentes / Moderadora: Katy Lema (Jornalista El País – ES)

  1. Joan S Luna (Chief editor Mondo Sonoro – ES)
  2. TBA (promotor Espanha)
  3. TBA (promotor Espanha)
  4. TBA (promotor Espanha)

 

D. 12h15-13h15 – Roskilde – reasons for the sold out / Keynote Speaker | Signe Lopdrup (CEO Roskilde Festival – DK)

  1. 14h00-15h00 – Ativar serve para ter apenas notoriedade? / Moderadora: Carla Borges Ferreira (Diretora Meios & Publicidade – PT)
  2. Bruno Lopes (Int. Brand Manager Super Bock – PT)
  3. Bruno Tristão (Brand activation & events specialist – PT)
  4. João Pinho (Diretor Press Link – PT)
  5. Maria Antónia Saldanha (Brand & Com. Director Sibs – PT)
  6. Luís D’Eça Pinheiro (CMO Mkt Brisa / Via Verde – PT)

 

E. 15h00-16h00 – Produção: um puzzle simples ou complexo? / Moderador: Miguel Franco de Andrade (Jornalista Sic / Cartaz Cultural – PT)

  1. Daniel Boto (Produtor FIMM – Festival Internacional Música Marvão)
  2. Eurico João (Coord. Engenharia Rock in Rio – PT)
  3. Francisco Rebelo de Andrade (Partner Lisb-On)
  4. Nuno Sampaio (Diretor Ghude – PT)
  5. Rafael Machado (Diretor Semibreve – PT)

 

F. 16h30-17h30 – Opções de bilhética para o público: primárias vs. Secundárias / Moderadora: Catarina Marques Rodrigues (Jornalista RTP / blogger Chicas Poderosas – PT)

  1. Antoine Biehler (Project manager Paylogic – FR)
  2. Emília Simões (CEO & Founder Last2Ticket – PT)
  3. Paulo Amaral (CFO & COO Neopop / Partner The BPM Festival – PT)
  4. Rui Dias (director Weegoto – PT)
  5. Zack Sabban (CEO Festicket – UK)

 

G. 17h30-18h30 – A música cantada em português. Fatores do (para o) sucesso / Moderadora: Mariana Oliveira (jornalista Antena 3 – PT)

  1. Frederico Martinho (Guitarrista HMB – PT)
  2. Jimmy P (Artista – PT)
  3. Joaquim Fonseca (Diretor Glam / agente artistas – PT)
  4. Jorge Alexandre Dias (Diretor Rodellus – PT)
  5. Tiago Pereira (Fundador A Música Portuguesa a Gostar dela Própria – PT)

 

H. 18h30-19h30 – Qual o futuro do entretenimento cultural. Atuações exclusivas e únicas são solução ou problema? / Moderadora: Ana Moreira (host M80 / BTV – PT)

  1. André Henriques (guitar player Linda Martini – PT)
  2. João Modas (diretor Black Bass – Évora Fest / Pointlist – PT)
  3. Maria Manuel (producer Party Sleep Repeat – PT)
  4. Momo (artista musical – BR)
  5. Selma Uamusse (artista musical – PT)

 

APRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS (Auditório II – Museu das Comunicações)

10h00-10h30 – Assessoria Mediátia: eventos nacionais vs. eventos internacionais /Rodrigo Moita de Deus (Director NextPower – PT)

10h30-11h00 – Acidentes de Trabalho em festivais / legislação em vigor e sua prevenção / Paula Lopes Vieira (ACT – Autoridade para as condições de trabalho – PT)

11h00-11h30 – The Role of Business Intelligence in music Festivals – How to lower costs and increase ticket sales / Daniel Cordeiro (Founder Harmony – CA)

11h30-12h00 – Event technology that turns festival fans into an effective sales channel – learn how Reading & Leeds sold 30,000 tickets through its biggest fans / George Follett (Head of Portuguese Sales Verve – UK)

12h00-12h30 – Olhar de fora para dentro: O Alentejo como Destino de Arte e Natureza / José António Falcão (Diretor Festival Terras sem Sombra); Carlos Cupeto (Jornalista e professor Univ. Évora)

12h30-13h00 – Desmistificar a Propriedade Intelectual ao serviço dos stakeholders dos festivais de música / Lígia Setúbal / Catarina Mascarenhas (Advogadas Vieira de Almeida & Associados – PT)

14h00-14h30 – Facilitação turística em festivais – o serviço de bengaleiro / Juliana Torres (Manager The Biggest Cloakroom – BR)

14h30-15h00 – Ciclo Mundos – Como tornar a World Music numa tendência / Francisco Madelino (Presidente Fundação Inatel); Carlos Seixas (Diretor criativo)

15h00-15h30 – Internationalization of an artist – synonymous of success? / Bruno Horta (Founder YouArtist – PT)

15h30-16h00 – Soluções de transporte ao dispor do público dos festivais / Mário Azevedo (Founder Strike Tours – PT)

16h30-17h00 – Glamping – campismo 2.0 para os eventos / Joana Reis (Project manager Kartent – PT)

17h00-17h30 – Um novo mercado para artistas lusófonos / Karina Barbosa (CEO Step Música – AO)

17h30-18h00 – A recordação para a edição seguinte do seu festival / Marco Lampreia (Diretor Photoflyer Portugal – PT)

18h00-18h30 – Segurança privada ao dispor dos festivais: o que fazer? / Nuno Moreira (Auditor Segurança Interna / Consultor Segurança Aporfest – PT)

18h30-19h00 – O Food Court nos festivais – há espaço para inovação? / Luís Rato (Presidente Ass. Street Food Portugal – PT)

 

APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS (Meeting room 2 – Museu das Comunicações)

  1. 9h45-10h15 – Design de Som num projeto de Transmedia Storytelling / Aluno Tese FEUP, André Peixoto, 2017
  2. 10h15-10h45 – Millenials: novos comportamentos do consumidor aplicado ao setor de bebidas alcoólicas em Portugal / Aluno Tese ISCTE-IUL, João Amaral Brito, 2017
  3. 10h45-11h15 – FESTQUEST – a tipologia dos festivais portugueses e a opinião do seu público (balanço e conclusões de 2017) / Ricardo Bramão (presidente Aporfest)
  4. 12h00-12h30 – Impacto do brand equity e Word-of-Mouth recebido na satisfação e intenção de compra: estudo de caso de Co-branding (VodafoneFm) / Aluno Tese FEUC, Hugo Fernandes, 2016
  5. 12h30-13h00 – O posicionamento da marca na ótica do consumidor: caso de estudo do Rock in Rio Lisboa / Aluno Tese ISCTE-IUL, Gabriel Cruz, 2017
  6. 14h15-14h45 – Um Tremor de Sons em São Miguel. Estudo de caso alargado acerca do Festival Tremor e seus impactos na Ilha de São Miguel / Aluno Tese FLUP, André Belchior Sousa, 2017
  7. 14h45-15h15 – Digital distribution and business models in the music industry / Aluno Tese UMinho, Filipe Pinto Leite, 2016
  8. 15h15-15h45 – Reavaliação dos impactos económicos do festival SWR Barroselas Metalfest e relevância no desenvolvimento turístico da região / Research, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Jorge Coelho, 2017

 

SEMINÁRIOS (Meeting room 1 – Museu das Comunicações)

  1. 9h30-11h30 – Arte e criação porque a música já não chega para se ir a um festival / Miguel Mesquita (Diretor artístico Galeria Baginski)
  2. 11h30-13h30 – Comunicação 360º aos artistas / Catarina Matos (Louder Music Branding); Alexandre Cardoso (Klasszik)
  3. 14h30-16h30 – A mensagem social que o festival deve ter e transmitir / Elisabete Serra (Consultora Sair da Casca)

 

ATIVIDADES EXTRA

  1. 17h00-18h30 – Iberian Promoters [Encontro Exclusivo G30] / Normas de cooperação a dois anos
  2. 19h00-20h00 – Prova Oral (debate em direto) com moderação de Fernando Alvim

Festivais: para onde caminhamos?

Exposição “O Poder dos festivais”

Job Fair

 

DOCUMENTÁRIOS (Meeting room 2 – Museu das Comunicações)

16h00-17h20 – Fantasma Lusitano (2016, 56”, PT) / Q&A com David Francisco (realizador)

17h20-18h20 – Metal – Vagos Metal Fest e Santa Maria Summer Fest (2017, 30”, PT) / Q&A com Guilherme Hemriques (realizador) e Carlos Vieira Pinto (jornalista Arte-Factos)

18h20-20h00 – The Parkinsons: A Long Way to Nowhere (2016, 98”, UK)

 

AFTERPARTY (Topo Chiado)

00h00-02h00

Partilha