Surf(ing) The Next Step… de António Pedro Sá Leal e André Carvalho – Glam Magazine

Surf(ing) The Next Step… de António Pedro Sá Leal e André Carvalho

Surfing: The Next Step nasce da percepção de que embora o acesso ao desporto seja fácil, quer através das muitas escolas existentes, quer da acessibilidade ao material de surf (pranchas, fatos…), não assistimos a uma melhoria no nível de surf praticado; pelo contrário, cada vez há mais surfistas perdidos no mar, sem poderem tirar realmente prazer das ondas e do surf. O que acontece é que as escolas de surf preparam todos para deslizar numa onda sem problema, mas falham porque não têm tempo para explicar aos seus alunos como entrar na água, como sair, onde posicionar-se no pico ou mesmo como ler uma previsão e decidir onde vão surfar.

Além de que muitos surfistas chegam à praia com pranchas erradas para o seu nível, tentam entrar onde ainda não têm capacidade para entrar e acabam por perder toda a diversão do surf.

Surfing: The Next Step é para todos aqueles que querem ir mais longe e não têm medo de aprender. Pode ser lido do princípio ao fim ou por capítulos, consoante o interesse de cada um. Aqui vão aprender mais sobre como escolher uma praia, a previsão do tempo e das ondas, as regras do surf, as pranchas, os fatos, o que comer, que exercícios fazer, como evitar lesões e as regras de segurança.

 

António Pedro nasceu em 1971, em Lisboa. A sua ligação ao surf é longa e intensa tendo começado na Adrenalina, em 1998, onde realizou aquele que foi o maior evento de surf em Portugal – os World Surfing Games – na altura em que competiam todas as categorias de surf. Reativou o Campeonato Nacional de Surf, tendo ainda organizado os principais campeonatos internacionais desta modalidade entre 2003 e 2009. Foi igualmente membro do Board da ASP Europa, atual WSL, entre 2004 e 2007. Criou de raiz a Free Surf, a primeira e única revista de surf gratuita em Portugal. Em 2004 fundou a ASA que nos últimos 13 anos levou a surfar mais de 15 mil pessoas, sendo hoje uma das escolas de referência nesta área. É o responsável da Surfrider Foundation em Lisboa, uma ONG global que defende o ambiente e os oceanos, e é presidente da Associação Surf Social Wave, uma entidade sem fins lucrativos que utiliza o surf como forma de capacitação para jovens e adultos.

André Carvalho nasceu, em Lisboa, em 1976. Em 2003 a fotografia passou de hobby a part-time. Em 2006 ganhou o primeiro concurso de fotografia de neve e snowboard promovido pela Snowboard Portugal. Ainda nesse ano, juntamente com um amigo, funda a GOMA, um ateliê de design gráfico multidisciplinar. Tem portefólios publicados nos mais distintos meios, como o jornal Expresso, Courrier Internacional, Volta ao Mundo, Vert Magazine, Surf Portugal, Surfer Magazine, Surfline. Em 2012, foi convidado pela Uzina Books e pelos autores do Portugal Surf Guide para ser o editor fotográfico deste projeto. Em 2014, o Turismo de Portugal escolheu-o para acompanhar e documentar os passos do surfista de ondas grandes Garrett McNamara em Portugal. No ano seguinte foi contemplado com o mais prestigiado prémio no meio surfístico, o Ondas de Ouro, na categoria de Fotografia do Ano. É autor do livro de fotografia Navegar é Preciso. Em 2017 iniciou uma colaboração com a revista Volta ao Mundo e com a revista UP da TAP.

 

O livro é apresentado na próxima quarta-feira, 6 de junho, às 19h00, na Praça Leya, da Feira do Livro de Lisboa, pelo presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha.

Partilha