Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano) são músicos extremamente activos na cena musical portuguesa da actualidade. Os três trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional.
Sul é uma selecção de música feita em Portugal, composta por fados, composições de jazz e canções tradicionais. O projecto dá destaque a alguns dos compositores mais proeminentes em Portugal.
“Escolhemos 3 pianistas de referência para versar sobre a sua obra. Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva e Mário Laginha. Quisemos ainda trabalhar dois fados tradicionais, e por último, naturalmente o desafio maior, cada um de nós trouxe um tema original que pudesse soar aos três em conjunto” afirma Bernardo Moreira, contrabaixista e compositor.
O primeiro encontro em palco aconteceu na Dinamarca em 2019, a convite de uma associação cultural.
“Sempre tocámos muito juntos, principalmente com a Cristina Branco, há já 8 anos. Cedo houve uma vontade de experimentar, em conjunto, as sonoridades da música instrumental, de ensaiar em conjunto a mistura das nossas linguagens e influências” adianta Bernardo Moreira.
“O que nos une neste projecto, para além de uma profunda amizade, é a paixão pela música Portuguesa, aquela que nos define culturalmente, e que nos torna únicos“, conclui Bernardo Couto, um nome maior da guitarra portuguesa do século XXI.
Em Abril de 2022 finalmente, juntam-se para gravar o novo repertório em estúdio. Dia 30 de novembro “SUL”, o álbum estreia desta formação, estará disponível em todas as plataformas digitais.
Concertos de apresentação
30 novembro | Museu Nacional Soares dos Reis, Porto (entrada gratuita)
1, 2 e 3 dezembro | Hot Clube de Portugal, Lisboa