‘Sons no Património’ apresenta UXIA no Mercado Municipal de Santa Maria da Feira

Para celebrar o Ano Europeu do Património Cultural 2018, a Área Metropolitana do Porto (AMP) promove o evento ‘Sons do Património’, que envolve 17 municípios, 17 monumentos e 17 espetáculos, todos de entrada livre, entre os dias 27 e 30 de setembro.

 

Em Santa Maria da Feira, o Mercado Municipal de Santa Maria da Feira – obra do arquiteto Fernando Távora, considerada uma referência na arquitetura tradicional portuguesa e classificada como monumento de interesse público – acolhe a única participação estrangeira do programa, com o concerto de Uxia, no dia 28 de setembro.

Cantora, compositora e amante de poesia, Uxia tem assumido um papel de grande relevância no estudo e divulgação da música galega e a sua relação com a música lusófona estende-se a participações em temas com Carlos do Carmo, António Zambujo, João Afonso, Sara Tavares e Lenine, entre outros.

Alalás, mornas e fados vão refletir sonoridades da Galiza, de Cabo Verde e de Portugal, num concerto gratuito que evocará ainda a proximidade dessas três culturas aos ritmos próprios do Brasil.

 

O evento ‘Sons no Património’ surge como o culminar de um projeto mais amplo de valorização do património cultural da Área Metropolitana do Porto, do qual resultou, numa primeira fase, a Plataforma PIN, que mapeia e agrega o conjunto de museus e monumentos classificados dos 17 municípios, e, mais recentemente, os Roteiros do Património Cultural da Área Metropolitana do Porto, que propõem quatro possibilidades de visita temática, em formato de roadtrip, à inesgotável herança patrimonial da região.

 

Partilha