Siricaia, The Lemon Lovers e B Fachada na programação de outubro do 23 Milhas

O 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, apresenta uma vasta e diversificada programação para o mês de outubro: 4 concertos, 2 espetáculos, uma instalação comunitária, um encontro de mediação e serviços educativos, duas oficinas e ainda as habituais residências artísticas que recebe nos seus espaços culturais.

O mês arranca com o concerto dos Siricaia  a 1 de outubro, dupla composta por Susie Filipe e Victor Hugo, que apresentam “Família Fandango”, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Segue-se uma semana intensa de 4 a 10 de outubro de trabalho em comunidade com a construção, implementação e a instalação do espetáculo “Castelo de Luz”, um farol de 27 metros, composto de cartão, construído a partir de materiais reciclados e das mãos de quem se escreve para o tornar real. Este processo culmina com a demolição do farol ao som de uma banda sonora composta em exclusivo pela Banda Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova. Este é um projeto que já reproduziu vários edifícios emblemáticos europeus, tudo criação do francês Olivier Grossetête.

Na mesma semana, de 7 a 8 de outubro, o Territórios Públicos, encontro de mediação e serviços educativos, regressa ao Laboratório das Artes do Teatro da Vista Alegre, bem como ao Museu Marítimo de Ílhavo, ao Centro de Documentação de ílhavo e à Biblioteca Municipal de Ílhavo, para vários debates e oficinas em torno de boas práticas nestas áreas.

 

Segue-se o espetáculo, adiado desde janeiro, “Aurora Negra”, de Cleo Tavares, Carla Gomes e Nádia Yracema a 15 outubro, a apresentação do novo trabalho dos The Lemon Lovers  a 16 de outubro, o Festival Safra a 22 outubro, um ciclo de programação artística para a promoção da música produzida a partir da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro, em que a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe os concertos de Coelho Radioactivo e de Victor Hugo e, finalmente, o concerto de B Fachada no dia 23 outubro, que apresenta o seu último disco “Rapazes e raposas”, a solo, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Nota ainda para o regresso das “Antiprincesas” de Cláudia Gaiolas, um espetáculo de teatro que conta a história e consagra algumas das grandes mulheres dos nossos tempos, sendo que esta sessão será dedicada a Frida Kahlo no dia 24 de outubro.

Partilha