Silêncio de Cédric Orain e Guilherme Gomes, marca a abertura da Temporada do Teatro Nacional D. Maria II

Silêncio, espetáculo de Cédric Orain e Guilherme Gomes, marca a abertura da Temporada 2021-2022 do Teatro Nacional D. Maria II, na Sala Estúdio, onde será apresentado de 29 de setembro a 10 de outubro.

 

Silêncio é uma constelação de cenas em que as palavras se vão tornando impossíveis. Em palco, falando português e francês, cinco atores – Guilherme Gomes, João Lagarto, Marcello Urgeghe, Tânia Alves e Teresa Coutinho – dão vida a personagens cujo caminho é profundamente marcado pelo silêncio: pelo desejo de silêncio, ou pela ausência de uma resposta.

 

O espetáculo é uma tentativa de pesquisa sobre o diálogo silencioso que estabelecemos no século XXI, confiantes de que o pensamento surge silenciosamente, antes de se fazer palavra.

Que tensão é esta, quando existe uma ideia, mas ainda não se inventaram as palavras para ela?

O que fazer, quando não se pode dizer nada?

 

Escrito e encenado em conjunto pelo francês Cédric Orain e pelo português Guilherme Gomes, Silêncio resulta de vários encontros entre os dois artistas, desde 2018, e conta com o apoio da iniciativa Temporada Cruzada Portugal-França.

O espetáculo tem estreia mundial em Lisboa, na Sala Estúdio do D. Maria II, a 29 de setembro, seguindo depois numa digressão internacional, que se inicia em Paris.

 

Partilha