Savina Yannatou & Primavera em Salonico ao vivo

É já na próxima semana que a cantora grega Savina Yannatou actua em Portugal, juntamente com os músicos Primavera en Salonico e com a cantora tunisina Lamia Bedioui.

Os concertos estão marcados para o Teatro da Trindade (Ciclo Mundos), em Lisboa, no dia 28 de Maio e para o Auditório Municipal de Espinho, no dia 31 do mesmo mês.

Inspirados pela “Canção de Ariel” de “A Tempestade” de William Shakespeare Savina Yannatou & Primavera em Salonico criam “Watersong” um concerto  sobre a água e o deserto, a vida e a morte, a fertilidade, a magia, o desejo e a purificação. Estes temas coexistem e entrelaçam-se em canções maioritariamente da região mediterrânica e de diversas épocas, desde o Renascimento até aos tempos modernos. “Watersong” será editado em breve pela prestigiada editora ECM.

Em palco, a cantora tunisina Lamia Bedioui, cuja voz distinta nos transporta para o reino do deserto, junta-se a Savina Yannatou e a Kostas Vomvolos no kanonaki (quanun) e no acordeão, Haris Lambrakis no nay, Kyriakos Gouventas no violino, Yannis Alexandris no oud, Michalis Siganidis no contrabaixo e Kostas Theodorou na percussão.

Savina Yannatou e os músicos de Primavera en Salonico partilham influências musicais do Oriente, da Europa Ocidental, da Idade Média e do Mediterrâneo. Partem da riqueza melismática do Maqam Oriental e dos encantadores ritmos irregulares, exploram o território da improvisação coletiva e encontram a sonoridade do jazz moderno.

Oud, quanun, violino, acordeão, percussão, waterphone, mbira e contrabaixo são os instrumentos que acompanham as vozes, sempre com uma abordagem contemporânea que equilibra o tradicional com arranjos alegres e improvisação livre, resultando na sonoridade única de Savina Yannatou & Primavera en Salonico que cresceu e se aprimorou em 25 anos de colaboração contínua.

Partilha