Saeko Yamamoto e Marta Xavier no Museu Nacional da Música

Foi um final de tarde diferente esta quinta feira no Museu Nacional da Música com o recital da Japonesa Saeko Yamamoto ao piano e a participação da Portuguesa Marta Xavier no clarinete.

 

Marta vive em Constância e dedica a sua energia pedagógica aos alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro, em Ourém e Fátima. Assídua no panorama artístico de Cascais, Oeiras e Alcobaça, Marta tem-se apresentado pela Europa, Estados Unidos e China, tendo colaborado a solo com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, CSUF Symphony Orchestra e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Durante a última temporada, Marta usufruiu de oportunidades de partilha camerística e aperfeiçoamento artístico na Suécia, Áustria e Alemanha.

 

Diplomada pela Academia Nacional Superior de Orquestra e pela California State University Fullerton, foi bolseira da Frank & Jean Raymond Foundation e reconhecida pela Fundação INATEL, Phi Mu Alpha Sinfonia, CSUF Music Associates e Sazlburg Grand Prize Virtuoso.

Para além desta colaboração com Saeko Yamamoto, a ser apresentada também no Japão, Marta prepara projectos de sonoridades distintas com Mina Choi, pianista e compositora jazz, com concertos em Portugal e Andalusia; Raquel Liberato, pianista Ribatejana; e Ataecina Ensemble, uma co-criação com Elba Palomo, violinista nativa do País Basco.

Natural de Fukuoka, Japão, Saeko Yamamoto é Mestre em Artes Performativas pela Universidade Ferris, em Yokohama. Prosseguiu estudos em França, onde concluiu um curso avançado no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris, seguido do qual estudou no Talent Music Master Courses, em Brescia, Itália.

Foi galardoada em diversos concursos, tanto nacionais como internacionais, recebendo o 1º prémio no Concurso Internacional de Piano ISCHIA, Itália; 3º prémio no Verão Clássico – Academia Internacional de Lisboa, Portugal; 1º prémio no Concurso Internacional de Piano “Città di San Donà di Piave,” na categoria a quatro mãos, Itália; 1º prémio no Concurso Internacional para Piano, na categoria a quatro mãos, França.

Em 2012, apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmónica de Kanagawa, com quem interpretou o Concerto em Sol Maior de Maurice Ravel e o Concerto de Robert Schumann.

De momento, Saeko está envolvida em projectos performativos regulares em território Nipónico, bem como em actividades pedagógicas, em Fukuoka

Fotografias / Reportagem: Arlindo Homem

Partilha