Rodrigo Brandão apresenta LX LIVRE… uma experiência de escuta e contemplação do improviso musical

A afárá realizações artísticas, produtora cultural criada em 2020, apresenta um evento na Fábrica do Pão (Casa do Capitão), em Lisboa, que é simultaneamente uma instalação artística, uma performance e a gravação do novo disco de Rodrigo Brandão.

 

De 2 a 4 de dezembro, 13 músicos de jazz e música experimental de Portugal e do Brasil estarão na Fábrica do Pão (Casa do Capitão), das 18h30 às 21h30, a tocar em improviso para a gravação do novo álbum do artista de spoken word Rodrigo Brandão. No domingo, dia 5 de dezembro, haverá um concerto de encerramento que reunirá todos os participantes no palco do Musicbox, das 17h às 21h.

 

Inspirado pelo modo de produção do último álbum de PJ Harvey – a criação de um estúdio com uma parede de vidro para que o público assistisse às gravações sem que fosse visto pelos músicos –, registado no documentário PJ Harvey: A Dog Called Money, o evento concebido e produzido pela afárá realizações artísticas consiste numa instalação especialmente preparada para receber o público, que é convidado a acompanhar o processo de gravação. Trata-se de um espaço cenográfico que a plateia e os músicos partilham.

Quem assiste, terá acesso a diversas perspetivas e escutas, que farão da experiência de cada indivíduo uma fruição única.

 

Após três dias de instalação/gravação, acontecerá uma festa de encerramento – LX LIVRE BLOCK PARTY – no Musicbox, onde irão reunir-se todos os artistas participantes. Os músicos, conhecidos artistas do jazz português (como Rodrigo Amado, Luís Vicente, Hernâni Faustino, Pedro Melo Alves, entre outros) e brasileiro (oriundos de formações como Hurtmold e Metá Metá, entre os quais Thiago França) vão tocar em encontros inéditos, pautados pelo verbo de Brandão, que serve de epicentro e inspira os músicos a expressar-se de forma plena.

Partilha