Rita Cortezão dá-se a conhecer com “dia após outro”

Rita Cortezão dá-se a conhecer com “dia após outro”. A canção irá integrar o primeiro registo de originais da cantautora lisboeta de 24 anos, “tudo, um pouco”, com edição agendada para 2025, constituído por temas escritos e compostos por Rita Cortezão, com a assinatura de Benjamim na produção. O projecto começou a ganhar forma em 2022 altura em que a artista se dedicou sozinha à composição e escrita das demos que mais tarde viria a mostrar a Benjamim, com quem se encontra a trabalhar em estúdio desde Fevereiro deste ano.

dia após outro”, mostra sem grandes acrescentos aquilo que é a essência do processo de composição de todas as canções do álbum: Rita toca o piano da sua sala de estar e canta de forma delicada, como quem fala para si mesma, palavras que lhe servem de auto-conforto no meio da correria de um mundo regido pela mania da produtividade, alienação e esquecimento das coisas simples e boas que estão constantemente em nosso redor. É uma canção sobre estar presente, respirar fundo, tomar consciência daquilo que se tem e que nunca deixará de ser nosso: a liberdade de pensarmos por nós mesmos e de rompermos com as crenças que nos foram impostas sobre o que é certo e suposto estarmos a fazer e a cumprir.

Uma canção que serve de porta de entrada para o universo de Rita Cortezão, onde a palavra escrita ocupa o centro das canções, na tentativa de criar um lugar seguro para si mesma onde possa ser o mais sincera possível, como também encontrar formas improváveis de descrever experiências universais e dar novos significados a certos lugares-comuns.

🖋 redação / press release

Partilha