Ricardo Pais regressa ao Teatro Nacional São João com Longa Jornada Para a Noite, de Eugene O’Neill

Longa Jornada Para a Noite, do dramaturgo norte-americano Eugene O’Neill, é uma peça de reencontros e regressos ao Teatro Nacional São João. Para percorrer esta Longa Jornada, o Ensemble – Sociedade de Actores, histórico parceiro de repertório do TNSJ, convocou um conjunto de nomes indissociáveis da identidade artística deste Teatro Nacional.

 

Eugene O’Neill compôs esta “peça de antigas penas, escrita a lágrimas e sangue” entre 1939 e 1941, mas a autobiográfica Longa Jornada Para a Noite só seria publicada e representada postumamente, em 1956, a pedido do autor. Ricardo Pais, fundador do ideário do Teatro Nacional São João, regressa novamente à casa que dirigiu durante dez anos para encenar a obra-prima de O’Neill, ele próprio considerado o founding father da moderna dramaturgia norte-americana. Texto seminal do teatro psicológico do século XX, Longa Jornada Para a Noite oferece-nos, segundo Ricardo Pais, “o primeiro grande retrato teatral de uma família disfuncional”.

 

O espetáculo marca o reencontro de três atores que protagonizaram diversas produções do Teatro Nacional São João nos últimos 25 anos. João Reis, Emília Silvestre e Pedro Almendra voltam a atuar juntos no palco do Teatro São João. O elenco da peça conta ainda com Simão do Vale Africano e Joana Africano.

 

Longa Jornada Para a Noite estará em cena de 20 de abril a 7 de maio, às quartas-feiras, quintas-feiras e sábados, às 19h00, sextas-feiras, às 21h00, e domingos, às 16h00.

Partilha